O corpo da mulher na 40ª+ semana da gestação
O seu corpo prepara-se para o parto. Poderá começar a sentir contrações mais fortes e dolorosas ao mesmo tempo que o colo do útero começa a dilatar.
Esteja atenta aos sinais de parto. Se sentir contrações ritmadas de 10 em 10 ou de 5 em 5 minutos, acompanhadas de dores, a rotura da bolsa de águas ou uma hemorragia vaginal, deve dirigir-se de imediato à maternidade/hospital.
O início da dilatação da cérvix marca o início do trabalho de parto. Começará a sentir contrações ligeiras (entre 40 a 50 segundos) e espaçadas (a cada 10 minutos) que empurram progressivamente o seu bebé em direção ao canal de parto.
Normalmente, nesta fase, atinge os 3 cm de dilatação. Se a sua gravidez correu normalmente e não há nenhuma indicação do seu médico para se dirigir ao local onde planeou ter o seu bebé, esta fase é passada em casa.
No caso de uma gravidez pós-termo é aconselhável fazer exames após a 41ª semana para verificar se a placenta está a funcionar corretamente, se o nível do líquido amniótico é aceitável e avaliar o bem-estar geral do bebé.
Dicas e sugestões
- Continue a praticar os exercícios de respiração e os músculos do períneo (exercícios de Kegel);
- Quando sentir as primeiras contrações, comece a registá-las. Assim que se tornarem regulares (cerca de 3 contrações em cada 15 minutos), significa que entrou em trabalho de parto;
- Tente manter-se calma, relaxada. As próximas horas serão física e emocionalmente exigentes e deverá preparar-se tranquilamente para o parto;
- Medite, faça uma sesta, veja um filme, exercite a sua respiração, tome um banho, peça uma massagem enfim, faça tudo o que poder para aliviar a dor e a tensão e para se sentir bem-disposta, alerta e confiante;
- Com o aumento das dores e do desconforto físico, deverá dirigir-se para a maternidade/hospital. Se puder, evite conduzir. Peça a alguém para a levar, chame um táxi ou uma ambulância;
- Certifique-se que tem tudo preparado para sair de casa a qualquer momento. Não se esqueça dos seus documentos pessoais (bilhete de identidade/cartão de cidadão e cartão de identificação do utente do serviço nacional de saúde), do boletim de saúde da grávida, da mala do bebé e da sua (roupa e artigos de higiene pessoal).
Semana anterior
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.