O corpo da mulher na 7ª semana da gestação
A hormona da gravidez hCG atinge o máximo, provocando-lhe mal-estar, náuseas e fadiga. O seu ritmo cardíaco aumenta, o que também contribui para o cansaço.
As alterações hormonais atuam também ao nível neurológico o que significa que pode viver num estado semipermanente de sonolência e sofrer de enxaqueca. Este estado pode perdurar até ao fim da gravidez ou diminuir a partir do início do 2º trimestre, altura em que sentirá mais energia.
O seu metabolismo acelera por forma a proporcionar todos os nutrientes necessários ao bebé em crescimento. Poderá ter enjoos matinais alguns alimentos e estar mais vulnerável a cheiros.
As grandes alterações metabólicas do seu corpo são essenciais para estimular o crescimento do útero, peito e músculo, ao mesmo tempo que preparam o seu organismo para as exigências da fase seguinte (especialmente para o grande aumento de peso do feto e da placenta no 3º trimestre, trabalho de parto e amamentação).
O colo do útero fecha-se e só se voltará a abrir no parto.
Além disso, vai muitas vezes à casa de banho. Como a sua necessidade de ferro está a aumentar, o médico irá verificar se não tem anemia e corrigir ou prevenir qualquer problema, prescrevendo um suplemento.
O peito está inchado e as aureolas estão a ficar maiores e mais escuras. Talvez já note uma ligeira alteração na barriga, pois o seu útero começa a inclinar-se para a frente.
Até ao fim da gestação o seu peso vai aumentar entre 11 e 12 quilos, o que implica mais 250 a 300 quilocalorias diárias na sua dieta.
Esteja atenta a sinais que podem revelar algum tipo de complicação. Se tiver algum corrimento vaginal anormal, acompanhado de ardor, perda de sangue, cólicas ou dores abdominais intensas deve recorrer ao seu médico de imediato.
Dicas e sugestões
- Tenha particular atenção com a sua alimentação e com o forma como os alimentos são preparados;
- Se não houver nenhuma contra indicação clínica, poderá usufruir da sua vida íntima nos mesmos moldes pré-gravidez;
- Se sentir ansiosa ou preocupada, tente praticar alguns exercícios de relaxamento.
Próxima semana
Semana anterior
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.