O período embrionário define a fase do desenvolvimento que se prolonga desde a fecundação até à 8ª semana da gestação altura em que o embrião se passa a chamar “feto”. A partir deste momento, passará o tempo a crescer e a amadurecer os seus órgãos, rumo a uma vida independente fora do útero materno.
De embrião a feto: as primeiras semanas de vida
Quanto tempo demora para ocorrer a fecundação?
A fecundação do óvulo pelo espermatozoide depende do período fértil da mulher. Durante cerca de 6 dias, as hipóteses de engravidar estão no auge, quando se dá a ovulação, ou seja, um óvulo pronto a ser fertilizado é lançado nas trompas de Falópio onde aguarda a chegada dos espermatozoides.
Desenvolvimento do embrião
As primeiras semanas da gestação são o período mais sensível do desenvolvimento embrionário. A divisão e diferenciação celular implica uma precisão extraordinária para que o corpo e todas as funções do futuro bebé se desenvolvam como esperado.
O período embrionário define esta fase crucial do desenvolvimento e que abrange o momento da fecundação até à 8ª semana da gestação altura em que o seu bebé se passa a chamar “feto”. A partir deste momento, passará o tempo a crescer e a amadurecer os seus órgãos, rumo a uma vida independente fora do útero materno.
As primeiras duas semanas: divisão celular e implantação
Nas duas primeiras semanas de vida do embrião, dá-se a fertilização do óvulo pelo espermatozoide e a junção do material genético de ambos os progenitores numa célula única. Esta, rapidamente se começa a multiplicar ao mesmo tempo que desce pelas trompas de Falópio em direção ao útero onde se irá fixar e desenvolver.
Enquanto tudo isto acontece, desenvolvem-se as estruturas de vida do embrião para que possa ser nutrido e protegido dentro do seu útero.
Desenvolvimento dos órgãos e tecidos do corpo
Às três semanas de desenvolvimento embrionário, os primeiros sinais dos órgãos e tecidos do embrião começam a aparecer. O tubo neural, a coluna vertebral e o cérebro estão em formação.
Os músculos, a pele e o tecido ósseo começam a aparecer bem como, o coração e os vasos sanguíneos.
No final do primeiro mês, um minúsculo coração primitivo já bombeia o sangue à volta do embrião. Durante o segundo mês, desenvolvem-se os sistemas nervoso central e periférico.
Os braços e as pernas começam a formar-se. Depois, surgem as mãos, os braços, os ombros e as pernas. A cabeça do embrião destaca-se proporcionalmente do corpo, representando cerca de metade do tamanho do embrião.
Os ossos, cartilagens, músculos e órgãos (fígado, rins, baço), o sistema digestivo, respiratório e excretor estão em formação.
Com 7 semanas, o esqueleto começa a transformar-se de cartilagem em osso e, por volta da 10ª semana, aparecem os olhos, nariz, ouvidos e queixo. No final do 2º mês, o embrião tem características nitidamente humanas.
Com 8 semanas, o embrião está completamente formado e passa a chamar-se “feto”. Durante as próximas 36 semanas, o crescimento será a principal ocupação do seu bebé.
Desenvolvimento do bebé na gravidez
Acompanhe o desenvolvimento do bebé semana a semana.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.