Sente-se tão exausta que não se consegue levantar de manhã? Sente que o seu ritmo de trabalho está mais lento? Não consegue deixar de pensar no momento em de chegar a casa e esticar as pernas? É natural que se sinta cansada com tanta coisa a acontecer dentro do seu corpo e no meio de um turbilhão de emoções.
Cansaço na gravidez
Por que é que a gravidez a deixa tão cansada?
Estar cansada é bastante normal na gravidez devido ao aumento da produção hormonal e às alterações físicas e emocionais a que está sujeita. Apesar de gravidez não ser sinónimo de doença, é certo afirmar que é uma fase exigente para o corpo da mulher já que, para além da manutenção das funções do seu próprio organismo, está a gerar uma nova vida:
- Os níveis hormonais do seu corpo aumentam significativamente;
- Está a produzir mais sangue;
- O ritmo cardíaco aumenta;
- Os níveis no sangue baixam;
- O seu metabolismo está mais acelerado e consumo mais energia;
- O seu organismo exige mais nutrientes e mais água.
A gravidez também pode afetar a sua qualidade do sono, especialmente quando a barriga começa a crescer ou sente dores ou cãibras nas pernas e não encontra uma posição confortável para dormir.
Em alguns casos, a fadiga pode ser causada por problemas de saúde como anemia, depressão, hipotireoidismo, problemas da tiróide ou toxoplasmose. Se sentir uma quebra de energia repentina, se viver sob grande pressão física ou emocional, se se sentir triste e deprimida, procure apoio junto do seu médico.
Como combater a fadiga durante a gravidez
A melhor forma de combater a fadiga é descansar, gerir muito bem o tempo e evitar, tanto quanto possível, situações potenciadoras de stress.
Nos primeiros meses da gestação, particularmente no primeiro trimestre, pode sentir-se mais esgotada emocionalmente devido ao medo de perder o bebé, de ter um aborto espontâneo.
Nos meses seguintes, o cansaço torna-se físico com o crescimento do bebé, a alteração do centro de gravidade do seu corpo (que se projeta para a frente devido ao aumento da barriga o que faz com ande com as costas mais curvadas) e ao aumento do peso.
Lá mais para o fim, a ansiedade pode regressar. Juntamente com o aumento do peso, a aproximação do parto e a antevisão dos primeiros meses com o bebé podem deixá-la esgotada.
Como aumentar os seu níveis de energia?
Para fazer face às exigências físicas e emocionais da gravidez pode ser necessário fazer alguns ajustes no seu estilo de vida. A alimentação, o ganho de peso na gravidez, o exercício físico e a qualidade do sono são alguns aspetos fundamentais que a vão ajudar a encontrar e manter o equilíbrio.
Não se esqueça de estar atenta aos sinais que o seu corpo lhe envia e de levar a vida com mais calma nesta fase.
Alimentação
- Beba muita água (entre 2 a 2 litros e meio por dia);
- Coma várias vezes ao longo do dia (6 refeições) para nunca sentir fome e manter os níveis de açúcar estáveis;
- Faça refeições pequenas e ligeiras;
- Inclua alimentos ricos em proteínas, hidratos de carbono complexos e alimentos ricos em ferro.
Exercício físico
- Relaxe praticando exercícios de respiração profunda e lenta;
- Mantenha (ou inicie) alguma atividade física para a ajudar a aliviar as tensões do dia a dia e a manter as articulações saudáveis e elásticas (consulte o seu médico antes de iniciar algum tipo de atividade física);
- Caminhe ou dê um passeio.
Sono
- Se tem alterações do sono, fale com o seu médico. Se não conseguir dormir, não consegue repor energias;
- Experimente fazer meditação ou ioga;
- Tome um banho relaxante antes de ir para a cama.
Controlar o aumento do peso
- O peso recomendado varia de mulher para mulher e de gravidez para gravidez. Os quilos que pode ganhar variam de acordo com o seu índice de massa corporal (IMC) anterior à gravidez e o número de bebés que está a gerar. Aconselhe-se com o seu médico ou nutricionista.
Minimizar alguns incómodos
- Se sofre de enjoos ou vómitos, não saia da cama sem antes petiscar qualquer coisa como umas bolachas de gengibre;
- Para evitar dores na coluna, mantenha uma boa postura e pratique exercício físico regular (fale com o seu médico antes de iniciar alguma atividade física);
- Se tem varizes ou dores / desconforto nas pernas, tome banhos mornos, evite locais muito quentes e a exposição direta ao sol e use meias de descanso / elásticas de acordo com a gravidade do problema.