O período mais sensível do desenvolvimento do bebé foi ultrapassado. Tem agora um aspeto humano e está totalmente formado. A partir deste momento, passará a maior parte do tempo a amadurecer, a crescer e a engordar. O seu cabelo e a sua pele podem ficar mais oleosos devido à intensa atividade hormonal. Eis o essencial sobre as 12 semanas de gravidez.
12 semanas de gravidez são quantos meses?
12 semanas de gravidez são 3 meses. Está no 1º trimestre da sua gestação. Faltam 196 dias para conhecer o seu bebé!
Tamanho e peso do bebé às 12 semanas de gravidez
Às 12 semanas de gravidez, o seu bebé tem o tamanho de uma lima!
Com 12 semanas de gravidez o bebé mede entre 54 mm a 61 mm (medida da cabeça à anca) e pesa de 8 a 14 g.
O desenvolvimento do bebé
Estruturas internas
A maior parte das estruturas internas já está formada e continuará a aperfeiçoar-se e a crescer.
O cordão umbilical faz circular o sangue entre a placenta e o bebé, para fornecer nutrientes e se libertar dos produtos de eliminação originados pelo crescimento do bebé.
Cérebro
O cérebro continua a desenvolver-se. A glândula pituitária, na base deste, inicia a produção de hormonas.
Coração, rins e Aparelho digestivo
O coração está formado e funciona, bombeando sangue para todo o corpo. Os rins começam a funcionar e, à medida que encetam a excreção de urina, o líquido amniótico acumula-se.
O aparelho digestivo já é capaz de absorver açúcar (glucose).
Movimentos do bebé
O bebé é capaz de mexer os braços, os dedos das mãos e dos pés, de sorrir, franzir o sobrolho e chuchar no dedo.
Genitais externos
O aparelho genital externo do bebé começa a definir-se, mas ainda não ser possível definir o sexo do feto através da ecografia. Se está grávida de um menino o escroto (bolsa de pele que irá conter os testículos) começa a formar-se.
Curiosidades das 12 semanas de gravidez
- Durante esta semana, formam-se as cordas vocais;
- Os ossos continuam a endurecer;
- Os dedos das mãos e dos pés separam-se e começam a crescer. As unhas ganham definição;
- O cabelo também está a crescer.
12 semanas de gravidez: mudanças no corpo da mãe
À medida que o seu útero cresce, a cintura desaparece gradualmente. A partir desta semana, é possível sentir o útero acima da sínfise púbica (parte frontal do osso da pelve). Nesta fase, a placenta começa a produzir líquido amniótico.
Sintomas das 12 semanas de gravidez
Anemia
As mulheres grávidas correm um maior risco de desenvolver anemia, devido à quantidade excessiva de sangue que o corpo produz para fornecer todos os nutrientes ao bebé. Esta pode ser facilmente curável com suplementos de ferro, se for detetada logo no início. No entanto, pode tornar-se perigosa, tanto para a mãe como para o bebé, se não for tratada atempadamente.
Os tipos de anemia mais comuns na gestação são os por deficiência de ferro, de ácido fólico e de vitamina B12 e apresentam os seguintes sintomas:
- Fraqueza ou fadiga;
- Tonturas;
- Falta de ar;
- Batimentos cardíacos rápidos ou irregulares;
- Dores no peito;
- Pele, lábios e unhas pálidos;
- Mãos e pés frios;
- Problemas de concentração.
Para prevenir a anemia deve aumentar a ingestão de alimentos ricos em ferro, tais como: ovos, carnes vermelhas e de aves, brócolos, couve, espinafres, nozes, sementes, feijão, lentilhas e tofu. Deve ainda adicionar à sua dieta alimentos ricos em vitamina C (citrinos, morangos, kiwis e tomate), pois ajudam o corpo a absorver o ferro.
Azia e dificuldade de digestão
Nesta fase, o aumento progressivo do tamanho do útero, que comprime o estômago, poderá dar origem a uma sensação de azia e dificuldade de digestão. Esta compressão retarda a digestão e reduz a capacidade estomacal de reter os ácidos, favorecendo o refluxo gastroesofágico e o consequente ardor.
Pele e cabelo oleosos e acne
As alterações hormonais da gravidez, devido ao aumento da segregação de estrogénios e progesterona, podem levar ao aumento da oleosidade da pele e do cabelo. Pelo mesmo motivo, algumas mulheres desenvolvem acne. Para evitar o excesso de oleosidade, reforce os cuidados de limpeza do rosto e use um creme hidratante apropriado ao seu tipo de pele, mas sem gordura.
Corrimento vaginal
É normal que tenha mais corrimento vaginal. Contudo se sentir ardor ou prurido quando urina, sintomas de infeção urinária, consulte o seu médico.
Náuseas e vómitos
Até às 12 semanas, é possível que continue a sentir algum mal-estar, com náuseas e vómitos.
Estas surgem por volta das 5-6 semanas e desaparecem após as 12-16 semanas. Contudo, algumas mulheres têm este sintoma até ao final da gestação.
Aumento dos seios
O seu peito está mais cheio, devido ao aumento do fluxo sanguíneo e à expansão dos tecidos, preparando-se para a amamentação. No entanto, a tensão mamária poderá ter diminuído.
Estrias
O progressivo crescimento da barriga exige muita elasticidade à pele. A prevenção das estrias deve ser feita o mais precocemente possível. Hidrate a sua pele todos os dias e beba muita água ao longo do dia.
O peso da grávida às 12 semanas de gravidez
Na 12ª semana de gestação, a grávida já deve ter engordado entre 1,5 a 2 kg. Este valor depende do número de fetos e de outras circunstâncias específicas da mãe e da própria gravidez.
Cuidados com o corpo e alimentação às 12 semanas de gravidez
Na gravidez deve cuidar do seu corpo e da sua alimentação, para que possa melhorar o seu bem-estar geral. Assim:
- Mantenha os cuidados com a alimentação e com o aumento de peso: consuma fruta fresca, legumes e cereais integrais;
- Ingira muita água ao longo do dia, evitando sumos concentrados e bebidas açucaradas;
- Corte nos doces e nas comidas de difícil digestão. Manter uma dieta nutricionalmente rica e equilibrada ajuda-a a si e ao seu bebé;
- Uma alimentação regrada, em conjunto com o exercício físico moderado, ajuda a combater a prisão de ventre e a controlar o aumento de peso;
- As infeções urinárias são comuns. Evite-as indo com frequência ao WC. Caso seja público deve redobrar os cuidados de higiene;
- Deve começar a fazer os exercícios de Kegel diariamente, para fortalecer os músculos do pavimento pélvico. Estes exercícios previnem a incontinência urinária durante a gravidez e no pós-parto. Para além disso, músculos pélvicos mais fortes e resistentes permitem uma recuperação pós-parto mais rápida e cómoda.
Consultas e exames às 12 semanas de gravidez
Ecografia do 1º trimestre
Entre as 11 e as 13 semanas e 6 dias irá realizar a primeira ecografia da gravidez. Esta permite:
- Confirmar a gravidez;
- Verificar o estado, o tamanho e a localização do saco gestacional (intrauterino ou ectópico);
- Verificar a presença de batimento cardíaco fetal;
- Saber se está grávida de um ou mais bebés;
- Determinar a idade gestacional, através das medições do tamanho do feto, o que permite precisar a data do início da gravidez e a data provável do parto (DPP);
- Rastrear cromossomopatias pelo estudo da anatomia fetal, mediante a análise das principais estruturas do bebé (ossos e órgãos);
- Avaliar outros marcadores de cromossomopatias, tais como, presença de osso nasal, medição do ducto venoso e ver se há regurgitação da válvula tricúspide;
- Quantificação do risco de trissomia 21 ou Síndrome de Down, com base na medida da translucência da nuca e na idade materna;
- Em algumas grávidas, já é possível identificar o sexo do bebé, no entanto este só é confirmado a 100% na ecografia do 2º trimestre, pois as estruturas sexuais do bebé ainda estão em desenvolvimento.
Rastreio combinado do 1º trimestre
Entre os exames e rastreios do 1º trimestre de gravidez, este é o que mais receios provoca aos futuros pais. Este rastreio permite detetar alterações cromossómicas no bebé e consiste na combinação de dois exames: a análise bioquímica ao sangue materno e a ecografia do 1º trimestre.
A análise bioquímica ao sangue materno deve ser realizada entre as 9 e as 13 semanas e 6 dias. Trata-se de um exame não invasivo e simples, não apresentando risco para a saúde da mãe ou do bebé. É feito através da colheita de uma amostra de sangue da mãe, onde circula o ADN do bebé, para determinar a concentração de duas substâncias (B-HCG livre e PAPP-A). Para além da análise ao sangue, é considerada a idade da mulher e a medida da translucência da nuca. Este exame tem uma sensibilidade de 80 a 90%.
Caso haja risco aumentado para Síndrome de Down ou Trissomia 21 (resultado positivo), o seu médico pode aconselhar a realização de uma amniocentese (entre 15ª e a 18ª semanas) ou uma biópsia das vilosidades coriónicas (entre a 11ª e a 14ª semanas) para confirmar o diagnóstico. A amniocentese será também indicada se a mãe tiver mais que 35 anos ou possua histórico de doenças genéticas na família.
Teste pré-natal não invasivo
Em alternativa à amniocentese e à biópsia das vilosidades coriónicas, poderá realizar um teste pré-natal não invasivo. Trata-se de um novo método de rastreio das trissomias mais frequentes (21, 18 e 13 e, ainda, dos cromossomas sexuais) mais seguro para o bebé, uma vez que é realizado a partir duma amostra de sangue da mãe. O teste tem elevada sensibilidade, podendo atingir taxas de deteção na ordem dos 99%. Pode ser realizado a partir da 9ª semana de gestação e baseia-se na análise de pequenos fragmentos de material genético do bebé que se encontram em circulação na corrente sanguínea da grávida.
2ª consulta de gravidez
Entre a 14ª e a 16ª semanas e 6 dias fará a 2ª consulta pré-natal. Nesta consulta, vai conhecer os resultados da ecografia do primeiro trimestre e dos demais exames. Será ainda observada e tratará de questões mais práticas.
A partir das 16-18 semanas, as necessidades de ferro aumentam e o seu médico poderá considerar importante a sua suplementação em conjunto com o ácido fólico.
O seu médico requisitará ainda a ecografia obstétrica do 2º trimestre (a realizar entre as 20–22 semanas), a serologia para rubéola (se não imune entre as 18-20 semanas) e o rastreio de hemoglobinopatias (se hg alterada).
12 Semana de gravidez: dicas e sugestões
- Realizada a primeira ecografia e ultrapassado o período mais crítico do desenvolvimento embrionário (1º trimestre), é agora mais seguro contar à família e aos amigos que estão à espera de um bebé.
- É também uma boa altura dar a notícia no seu local de trabalho. Eventualmente, poderá precisar de algum tempo para consultas e exames, bem como mais tarde para as aulas de preparação para o parto.
avance para a semana seguinte ou consulte a anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se e reage a essa mudança para acomodar e nutrir o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.