12 semanas de gravidez são 3 meses
O primeiro trimestre de gravidez está a chegar ao fim. Está na quarta semana do 3º mês da gestação (o bebé tem 10 semanas de idade).
Às 12 semanas, a etapa mais crítica do desenvolvimento do bebé está ultrapassada e o risco de aborto espontâneo desce drasticamente.
A partir de agora, o bebé passará a maior parte do tempo a crescer, a amadurecer os seus órgãos e a engordar. Na ecografia do 1º trimestre já poderá ouvir os batimentos cardíacos.
Mede cerca de 24 a 61 mm de comprimento (da cabeça à anca) e pesa entre 8 e 14 g. Tem um aspeto completamente humano e todos os órgãs estão praticamente formados.
É provável que já tenha ganho algum peso, entre 1,5 a 2 quilos. O líquido amniótico começa a ser produzido pela placenta.
Entre as 11 e as 13 semanas terá a 2ª consulta pré-natal. Fazem-se as primeiras análises, a primeira ecografia e o rastreio bioquímico. O seu médico pode aconselhá-la a fazer o teste de translucência nucal, para despiste da síndrome de Down.
Com o aumento progressivo do tamanho do útero, o esfíncter não fecha corretamente o estômago, e os ácidos gástricos refluem, provocando azia.
À media que ganha peso e a pele estica, pode senti-la menos confortável. Evite tomar banho com água muito quente e hidrate a pele após o banho. Insista na zona abdominal, seios, nádegas e coxas para prevenir o aparecimento de estrias.
Também podem aparecer borbulhas na cara (acne) devido às alterações hormonais. O aumento da segregação de estrogénios e progesterona desequilibra o funcionamento das glândulas sebáceas o que aumenta a oleosidade da pele.
Como não pode tomar medicação para resolver o problema, redobre os cuidados com a limpeza da pele do rosto. Use um hidratante com fator de proteção solar todos os dias.
As células nervosas do cérebro do bebé continuam a multiplicar-se e ligam-se através de inúmeras sinapses. Os reflexos primitivos desenvolvem-se: fecha os dedos e encolhe os tornozelos. Alguns destes reflexos são essenciais para a adaptação do bebé nos primeiros meses e desaparecem ao longo do primeiro ano de vida.
O corpo está cada vez mais proporcional, à medida que os braços e as pernas alongam. Os ossos continuam a endurecer. O cabelo e as unhas começam a cresce e o interior da boca está coberto por papilas gustativas.
O coração está formado e funciona, bombeando sangue para todas as partes do corpo.
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.
Tudo sobre as 12 semanas de gravidez
O seu bebé
O seu corpo
Gravidez semana a semana
Gravidez Lunar
Gravidez por trimestre
- Consultas e exames do 1º trimestre da gravidez
- 10 Sintomas da gravidez que vai adorar
- O que não lhe disseram sobre o pós-parto
- Principais sintomas e sinais da gravidez
- 6 Coisas que os bebés aprendem na barriga da mãe
- Principais riscos da alimentação na gravidez
- 10 Coisas que nunca lhe disseram antes de ser mãe
- Sinais de alarme na gravidez
- As emoções dos pais na gravidez
- Lua de leite: os primeiros tempos com o bebé