Se está grávida, há alimentos que deve evitar pelo risco de contaminação, reação alérgica ou por conterem determinado tipo de substância prejudicial ao desenvolvimento do feto (como o caso dos peixes de águas profundas, com níveis de mercúrio elevados).
A preparação dos alimentos também deve ser motivo de cuidado redobrado. Prefira alimentos frescos, evite as refeições pré-preparadas e processadas industrialmente (que contêm muitos conservantes, corantes, sal e açúcar), aposte nos grelhados e nos cozidos e evite fazer refeições pesadas e condimentadas.
Se não for imune à toxoplasmose (doença causada por um parasita), deve ter especial cuidado de higiene das mãos e utensílios de cozinha depois de manusear carne crua, consumir fruta e vegetais crus só depois de bem lavados e não consumir carne mal passada.
Tenha especial atenção às refeições que faz fora de casa. É preferível evitar o consumo de saladas se não tiver a garantia de que os vegetais são muito bem lavados e desinfetados, especialmente devido ao risco de contaminação pelo parasita da toxoplasmose.
Se passar por momentos em que lhe apetece mesmo um certo alimento, tente adiar esse desejo para mais tarde, depois de o seu bebé nascer. Vai ver que vale a pena porque se irá sentir muito mais tranquila. A gravidez também é uma oportunidade para mudar alguns hábitos alimentares que podem ser ser menos saudáveis não só para o seu filho mas também para a sua saúde.
Faça pequenas refeições ao longo do dia para evitar ter fome e cair em tentações. É aconselhável comer de três em três horas para repor os níveis de energia.
Beba muita água entre as refeições para facilitar o funcionamento do intestino e ficar bem hidratada. Entre 2 a 3 litros por dia, independentemente da estação do ano. Evite sumos e refrigerantes, opções ricas em açúcar e corantes. As bebidas gaseificadas também são de evitar porque aumentam o desconforto intestinal.
Faça refeições simples, confecionadas com produtos frescos da época e temperados com azeite virgem. Aposte nas sopas, alimento rico em vitaminas e água e de fácil digestão.
Carregue na imagem e conheça os 10 alimentos que deve evitar na gravidez