Com 30 semanas de gestação, o seu bebé está praticamente pronto para nascer, apesar de os pulmões e o sistema imunológico ainda precisarem de mais algum tempo para amadurecer. Eis o essencial sobre a sua gravidez com 30 semanas de gestação.
30 Semanas de gestação
- Idade da gravidez: 30 semanas (7º mês, 3º trimestre)
- Idade fetal: 28 semanas
- 30 Semanas de gestação são 210 dias de gravidez
- Comprimento do feto: 39,9 cm (medida da cabeça aos pés)
- Peso do feto: 1320 gr (aproximadamente)
- Tamanho: couve Portuguesa
Como se desenvolve o seu bebé às 30 semanas de gestação?
A superfície do cérebro adquire um aspeto enrugado ao mesmo tempo que continua a produção de células e ligações cerebrais.
O lanugo (pelo fino que cobre o corpo) começa a cair e o cabelo cobre a cabeça. A pele estica e torna-se mais lisa à medida que o bebé acumula gordura por baixo da pele.
As unhas dos dedos dos pés estão a crescer e a medula óssea começa a produzir glóbulos brancos a partir do fígado. O esqueleto está cada vez mais duro e os órgãos e o sistema imunitário continuam a amadurecer.
Poderá mudar de posição, virando-se de cabeça para baixo (apresentação cefálica), em direção à sua pélvis, com os joelhos dobrados e encostados ao peito.
O que se passa no seu corpo às 30 semanas de gestação
É provável que sinta cada vez mais pressão na zona pélvica ao longo das próximas semanas, à medida que o bebé ganha peso e se aproxima a data para o parto.
A prisão de ventre e a azia podem agravar-se porque a pressão exercida pelo útero sobre o estômago dificulta e atrasa a digestão. Como alimentos ricos em fibras e evite fritos, bebidas alcoólicas, bebidas açucaradas, refrigerantes e alimentos condimentados. Faça várias refeições pequenas e ligeiras ao longo do dia e beba muita água.
Com a prisão de ventre, podem surgir as hemorroidas na gravidez. Comer alimentos ricos em cálcio e magnésio podem aliviar este incómodo. Fale com o seu médico para ter um tratamento adequado.
Conte e registe os movimentos do seu bebé. Se não sentir 10 pontapés ao fim de 12 horas, aguarde algum tempo e tente novamente. Se depois de tentar uma segunda vez, não sentir movimentos deve contactar o seu médico de imediato.
O que pode planear para esta semana?
Normalmente, o baby shower ou a festa do chá do bebé, não é organizado pela futura mãe mas sim por amigas ou familiares. Esta é uma tarefa que não deve chamar para si já que, por esta altura, terá milhares de outras coisas na cabeça com que se preocupar.
O chá do bebé é uma altura perfeita para estar com as suas amigas antes do nascimento do bebé, altura em que terá menos tempo para sociabilizar.
O ideal será preparar a festa para se realizar por volta das 32 semanas (início do 8º mês da gravidez). Assim, se quiser trocar alguma prenda, ainda tem tempo para o fazer antes do nascimento do bebé.
O medo da dor no parto
Com o avançar dos dias e das semanas, é muito possível que o parto ocupe a maior parte dos seus pensamentos. Se é mãe de primeira viagem, é natural que esteja ainda mais apreensiva porque nunca passou por esta experiência anteriormente.
A dor é, em grande parte, potenciada pelo medo e pela falta de conhecimento do processo do parto. O desconhecido é sempre mais difícil de controlar e provoca mais medo e angústia. Assim, é muito importante que se informe sobre o parto e os primeiros cuidados ao bebé.
As aulas de preparação para o parto têm, também, esse papel. Ajudar a treiná-la e a saber o que fazer nas várias fases do trabalho do parto. Quanto mais à vontade se sentir com o que se vai passar com o seu corpo, melhor poderá vivenciar o momento do parto.
Com gerir a ansiedade do parto?
Há algumas coisas que pode fazer nos últimos meses da gravidez e que a vão ajudar a lidar com o medo do parto:
- Informe-se sobre as várias opções de parto disponíveis na unidade de saúde onde planeou ter o seu filho (parto natural, anestesia epidural disponível 24 horas/dia, parto na água, acupunctura, caminhar / estar deitada, etc.);
- Converse e exponha todas as suas dúvidas ao seu médico ou à enfermeira que acompanha a sua gravidez (sem vergonha das perguntas ou das dúvidas que possa ter);
- Não preste atenção a experiências menos positivas partilhadas por outras mulheres. Cada gravidez e cada parto são únicos;
- Informe-se corretamente sobre as fases de trabalho de parto e antecipe as suas reações a cada uma delas de modo a controlar o melhor possível as suas emoções e o trabalho físico que terá que fazer;
- Planeie o parto com antecedência: se vai querer ter alguém a seu lado, se quer relaxar com a sua música preferida, se quer a presença de uma doula (e se isso é possível na instituição de saúde onde vai ter o bebé, visite as instalações com antecedência, ter o contacto do seu médico, saber quando ir para o hospital, etc.);
- Participe em aulas de preparação para o parto. Informe-se no seu centro / unidade de saúde ou no hospital / maternidade onde pretende ter o seu bebé sobre as possibilidades existentes.
Fases do trabalho de parto
O trabalho de parto divide-se em três etapas, cada uma delas com objetivos bem definidos:
- 1ª fase do trabalho de parto: dilatação do colo do útero dos 0 aos 10 cm (a fase mais longa do parto). Considera-se que entra em trabalho de parto quando a dilatação atinge os 3 – 4 cm.
- 2ª fase do trabalho de parto: expulsão do bebé e nascimento do bebé;
- 3ª fase do trabalho de parto: dequitação ou expulsão da placenta.
A duração de cada fase varia de mulher para mulher e de gravidez para gravidez. Eventualmente, o parto poderá ser mais breve em mulheres que já foram mães anteriormente pela maior facilidade de dilação da cérvix.
Contrações verdadeiras ou falsas contrações?
As contrações verdadeiras são frequentes, regulares e dolorosas enquanto as falsas contrações são esporádicas, irregulares e indolores.
Com a aproximação da data do parto, é natural que tenha receio de entrar em trabalho de parto prematuramente (parto pré-termo).
Saiba como distinguir entre as contrações verdadeiras do parto e as falsas contrações ou contrações Braxton–Hicks.
Consulta de rotina
Entre as 27 e as 30 semanas e 6 dias deverá realizar a 4ª consulta e a 3ª ecografia da gravidez (normalmente, entre as 30 e as 32 semanas+6 dias).
Nesta consulta e dada a aproximação do parto, também será avaliado o risco de o bebé nascer antes do tempo previsto. Se o seu sangue é Rh negativo é provável que lhe seja administrada uma injeção de imunoglobulina anti-D (anticorpos para o factor Rh) que protegerá futuras gestações.
avance para a semana seguinte ou consulte a anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Durante a gestação, o bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé. Lembre-se que cada bebé é único e tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento. As fases do desenvolvimento uterino aqui apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores às indicadas.