Desenvolvimento do bebé dos 0 aos 6 meses
O primeiro ano de vida de uma criança é maravilhoso e cheio de surpresas. Acompanhe, semana a semana, o desenvolvimento do bebé dos 0 aos 6 meses e observe a sua descoberta do mundo ajudando-o a crescer forte e saudável.
Ao conhecer de antemão o que esperar em casa fase, poderá antecipar as descobertas e frustrações do seu bebé. Deste modo, ambos poderão usufruir do tempo que passam juntos, criando um vínculo afetivo da melhor maneira.
Desenvolvimento do bebé dos 0 aos 6 meses
Se o seu bebé não está a fazer exatamente o que está descrito na semana em que se encontra, não se preocupe. Lembre-se que cada criança tem o seu ritmo próprio e único de desenvolvimento. Se tiver alguma preocupação em relação à forma como o seu bebé está a evoluir, fale com o seu médico acompanhante ou pediatra.
Desenvolvimento do bebé dos 0 aos 6 meses: o 1º mês
1ª semana
Ainda só passaram alguns dias desde que deixou o calor e o conforto do ventre, mas o seu recém nascido sabe que pode contar consigo. Por esta altura, já reconhece perfeitamente a sua voz.
Apesar de ainda não compreender as suas palavras, o seu amor maternal transparece perfeitamente. Ouvir a voz familiar dos pais ajuda-o a adaptar-se ao seu novo estranho mundo e mostra-lhe que não está só. Neste sentido, quanto mais falar com o seu bebé, melhor.
2ª semana
Esta semana o seu bebé consegue focar objetos que estejam a uma distância de 20 cm a 35 cm — mais ou menos a distância entre os seus olhos e os dele durante a amamentação.
Nesta fase, os bebés parecem preferir rostos a objetos. Ao olhar para ele quando o alimenta, encoraja-o a treinar a focagem. Enquanto lhe dá de comer, tente mover a cabeça lentamente de um lado para o outro de forma a que ele a siga com o olhar. Esta ação ajuda a fortalecer os músculos oculares.
3ª semana
Apesar de os seus movimentos ainda serem aleatórios e irregulares, o bebé já começa a controlar o corpo. Esta semana ele já sabe aconchegar-se. Ao pegar nele ao colo, repare como já ajusta a sua postura para se aconchegar a si. Os seus braços e o seu cheiro são calmantes e reconfortantes.
4ª semana
Já deve ter reparado que o seu bebé começa a usar a voz para algo que não o choro. Faz ruídos como “ah” ou “gu”, principalmente quando vê a mãe ou o pai.
Os bebés aprendem por imitação, por isso, brinque com ele, vocalizando diferentes sons e imitando os seus. Ele adora a atenção. Ao mesmo tempo, descobre que a sua voz é poderosa pois quando chama, você aparece!
Desenvolvimento do bebé dos 0 aos 6 meses: o 2º mês
5ª semana
Esta semana, os movimentos do seu bebé tornam-se mais suaves e mais intencionais, pois aqueles gestos aleatórios e bruscos começam a desaparecer.
6ª semana
Não eram gases! Por esta altura, o seu bebé começará a sorrir o seu primeiro sorriso autêntico. Como distinguir? Os seus olhos brilham e alargam, e os cantos da boca movem-se para cima. Ao retribuir o sorriso estará a ensiná-lo que as ações provocam reações, pois um sorriso gera outro sorriso!
7ª semana
O seu bebé está muito ocupado esta semana. Os seus sentidos começam a fazer sentido pois ao olhar para uma roca, ele fará a relação entre esta e o ruído que ela faz. Está, também, a desenvolver o seu gosto por cores, preferindo as corres mais vivas.
Da mesma forma, prefere objetos tridimensionais, observando atentamente formas, texturas e padrões. Um móbil musical por cima do berço pode entretê-lo durante longos períodos.
8ª semana
A cabeça do bebé ainda é pouco firme. Por volta desta altura o bebé poderá levantar a cabeça num ângulo de cerca de 45 graus. Os músculos do pescoço estão cada vez mais fortes, portanto pode deitá-lo de bruços durante uns minutos todos os dias de forma a que ele se exercite. Poderá até começar a vê-lo fazer pequena flexões .
Desenvolvimento do bebé dos 0 aos 6 meses: o 3º mês
9ª semana
O mundo do seu bebé está repleto de ruídos. Ele interessa-se especialmente por sons altos e agudos. Também gosta de ouvir a mãe falar, olhando atentamente para a sua boca.
Poderá até responder com sons, fazendo “gaga” ou “dudu”. Ainda está muito longe de articular as primeiras palavras, mas já quer começar a palrar, iniciando a construção de uma biblioteca de sons.
10ª semana
Por esta altura o seu bebé já deverá ser capaz de reconhecer os rostos da mãe e do pai, distinguindo-os num grupo. Os seus olhinhos brilham e mexe-se com alegria sempre que alguém familiar se aproxima.
Está pronto para aprimorar as suas competências sociais. Por esse motivo, deve inclui-lo nas atividades da família, sentando-o à mesa durante as refeições, por exemplo. Ele gosta tanto da sua companhia como você da dele!
11ª semana
Com esta idade, o bebé já dorme menos, ficando acordado durante longos períodos. Está ansioso por realizar novas aprendizagens acerca do mundo e das pessoas que o rodeiam. Consequentemente, pode ficar aborrecido com as brincadeiras habituais virando a cabeça ou estrebuchando. Deve ir introduzindo brincadeiras (jogos de bebé) novas e mais desafiantes.
12ª semana
Por estes dias, o bebé descobriu as mãos. Está encantado com elas, entretendo-se durante longos períodos a observá-las. Mexe os dedos, abre e fecha as mãozinhas, leva-as à boca.
Dê-lhe objetos com diferentes texturas para ele sentir: um brinquedo de borracha, uma bola de tecido ou uma roca macia.
13ª semana
As noites mal dormidas a cuidar do se bebé começam a escassear. Durante dia, o bebé ri-se sozinho, dando gritinhos e gargalhadas. Além disso, vai palrando, formando frases que ninguém entende. Como tem vindo a falar com ele, ele tenta imitá-la produzindo sons cada vez mais diversificados.
Desenvolvimento do bebé dos 0 aos 6 meses: o 4º mês
14ª semana
Brinquedos e rocas pendurados sobre a espreguiçadeira fazem mais do que entreter o seu bebé nesta fase. Olhar para eles e tentar alcançá-los com as mãos, ou metê-los à boca, ajuda a desenvolver a sua coordenação motora.
Mostra curiosidade por objetos com diferentes texturas e com cores primárias fortes. Do mesmo modo, objetos que se mexem ou fazem ruídos atraem a sua atenção.
15ª semana
Agora o seu bebé começa a rolar e a virar-se de costas ou de barriga para baixo. Por esse motivo, assegure-se de que não o deixa sozinho em cima da sua cama ou numa superfície alta.
16ª semana
O seu bebé está cada vez mais forte. Não gosta de ficar de bruços, mas é importante que a coloque assim durante uns minutos todos os dias para que exercite e fortaleça os músculos do pescoço, dos braços e do peito. Estes grupos musculares são importantes para que possa aprender a rebolar, sentar e gatinhar.
Deite-se no chão fora do seu campo de visão e fale de forma a que se esforce para procurar a direção da usa voz.
17ª semana
Toda a gente se diverte enquanto o bebé faz ruídos barulhentos e bolhinhas com a boca. Ri-se se lhe fizer cócegas na barriga, e imita as suas palavras tentando produzir sons semelhantes.
Alimente a sua auto-estima e competências de fala, conversando com ele e olhando-o nos olhos sempre que possível quando brinca com ele ou quando lhe trocar a fralda. Ele já interage consigo e adora o seu rosto e o som da sua voz.
Desenvolvimento do bebé dos 0 aos 6 meses: o 5º mês
18ª semana
É possível que se surpreenda com o silêncio. O seu bebé já se entretém sozinho no berço durante 10 ou 15 minutos. A sua visão está apurada e a sua perceção de profundidade também está a melhorar. Brinca com as próprias mãos e segura em objectos.
Vá variando os brinquedos que coloca ao seu alcance. Parece que não, mas são precisos poucos de cada vez para o manter ocupado.
19ª semana
O papá é capaz de jurar que ouviu o bebé dizer “pa-pá”! Mas nesta altura, foi uma casualidade, pois os sons que emite ainda não possuem significado. Está simplesmente a exercitar as cordas vocais juntando consoantes e vogais aleatoriamente. Ainda não fala, mas está a aprender.
20ª semana
Já cresceu tanto o seu bebé! Já sabe perfeitamente quem você é e começa a conhecer-se a si própria. Já sorri quando se vê a sua imagem refletida no espelho!
Além disso, já começa a demonstrar alguns traços de personalidade: é sossegado ou tagarela, por exemplo? Também expressa diferentes emoções, e ao observar o seu rosto, poderá saber o seu estado — se está feliz, aborrecido, ou com sono, por exemplo.
21ª semana
Nesta fase o bebé gosta de se mexer. Por conseguinte, pode arrastar-se no chão de forma a mudar o seu campo de visão. Agora já precisa do seu espaço. Ponha-o a brincar no chão (ou num parque) e deixe-o entreter-se.
Mantenha-o sempre sob vigilância, mas deixe-o sozinho durante alguns minutos. Ele torna-se mais autónomo, e aprende que não precisa de estar sempre acompanhado.
Desenvolvimento do bebé dos 0 aos 6 meses: o 6º mês
22ª semana
O seu bebé continua a explorar entusiasticamente o mundo que o rodeia, metendo tudo o que encontra na boca. Também começa a atirar objetos ao chão para ouvir os diferentes sons que produzem ao cair. Ouvir música ou os sons dos animais irá diverti-lo.
23ª semana
Os bebés desenvolvem força e coordenação muscular da cabeça para baixo. Pelas 23 semanas, já tem controlo sobre a parte superior do corpo. No entanto, ainda está longe de dominar as pernas e o tronco. Pode ajudá-lo puxando-o suavemente pelos bracinhos até estar de pé, e sentando-o no chão.
24ª semana
O seu bebé já guarda memórias. Reconhece alguns nomes e palavras básicas como “sim”, “não” ou “adeus”, bem como sons familiares — o ladrar do cão ou o miar do gato, por exemplo.
Já se lembra dos rituais diários, pelo que se lhe disser “bom dia” de manhã, ou “boa noite” ao deitar, ele lembrar-se-á. A linguagem repetitiva está gradualmente, a prepará-lo para aprender a falar.
25ª semana
Algumas das maiores conquistas do bebé, como sentar, gatinhar e andar, ocorrem a diferentes ritmos ao longo dos próximos meses.
O seu bebé pode estar mais seguro e conseguir sentar-se, mas ainda precisa de apoio. Apoie-o com almofadas quando está sentado, para amortecer qualquer desequilíbrio ou queda. Depois coloque objetos aliciantes à sua frente ou a seu lado, para o incentivar a alcançá-los.
26ª semana
O bebé está a meio do seu primeiro ano de vida. Começa a ser seletivo na distribuição de sorrisos a estranhos. Pode até demonstrar receio de se afastar de si (ver Os bebés sofrem de ansiedade de separação?).
Para o ajudar a lidar com este medos e ansiedades, esforce-se por tornar as despedidas pouco sofridas e tristes. Crie uma rotina de despedida que lhe crie uma sensação de segurança (ver Como ajudar o bebé a integrar-se na creche).