Parâmetros usados na avaliação do desenvolvimento motor, emocional e social da criança pelo programa de vigilância de saúde infantil e juvenil em Cuidados de Saúde Primários (CSP) e atividades promotoras do desenvolvimento na primeira infância.
PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO ÀS 4-6 SEMANAS DE IDADE
Comportamento e adaptação social
- Fixa a face da mãe quando esta o alimenta;
- Sorriso presente às 6 semanas/sorriso social (em resposta a estímulos, distinto de movimentos faciais involuntários);
- Chora quando desconfortável e responde com sons guturais em situações de prazer.
Visão e motricidade fina
- Fixa e segue objeto a 20-25 cm de distância, horizontalmente de lado para a linha média (quarto de círculo).
Postura e motricidade global
Postura normal/esperada:
- Em decúbito ventral: cabeça para o lado, membros fletidos, cotovelos afastados e nádegas elevadas; tenta levantar a cabeça;
- Decúbito dorsal: virando subitamente cabeça do recém-nascido para um lado observa-se flexão/adução do membro superior ipsilateral e extensão do membro contralateral (reflexo atónico assimétrico do pescoço);
- Queda da cabeça se tração pelas mãos para sentar. Se sentado, dorso em arco e mãos fechadas;
- Em suspensão ventral, cabeça alinhada com o tronco e membros semi-fletidos;
- Pode voltar os olhos e/ou parar a atividade em curso (por ex. choramingar, “chupetar”, etc.), pisca os olhos, estende pernas ou abre as mãos, em resposta ao som (sineta, roca ou voz) a 15 cm do ouvido.
Atividades promotoras do desenvolvimento às 4-6 semanas de idade
- Movimentar objetos coloridos e pendurá-los perto do seu rosto a uma distância um pouco superior a 20 cm e não necessariamente em forma de esfera;
- Produzir sons suaves com chocalhos, caixa de música e observar a sua atenção;
- Observar o bebé sobre a forma como dorme, sossega, se alimenta e procura autoconforto;
- Conversar com carinho, aprender a tocá-lo, embalá-lo, estar em sincronia com o seu comportamento. Manter tonalidades de voz diferentes e suaves. Continuar a usar a cadeira de balouço;
- Mudar periodicamente de posição, de modo a proporcionar-lhe o melhor conforto, sem utilização do decúbito ventral para dormir;
- Continuar a massajar de forma simples, sem movimentos bruscos e muito elaborados e sem muita pressão. Não exceder os 20 minutos;
- Proporcionar momentos calmos sem sobrecarga de estímulos, limitando as visitas de estranhos e ambientes hiperestimulantes.
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A criança é um ser em desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social. O desenvolvimento psicomotor é um processo dinâmico e contínuo, sendo constante a ordem de aparecimento das diferentes funções. Contudo, a velocidade de passagem de um estádio a outro varia de uma criança para outra e, consequentemente, a idade de aparecimento de novas aquisições também difere.