A perturbação do desenvolvimento intelectual é caracterizada pela perda ou défice definitiva da estrutura da psique, seja a nível psicológico, fisiológico e/ou anatómico do Sistema Nervoso Central (SNC).
Perturbação do desenvolvimento intelectual
O que é?
A Perturbação do desenvolvimento intelectual (PDI) é uma desordem do desenvolvimento neuronal que afeta o SNC, estando, por isso, associada a limitações na expressão verbal (linguagem) e física (motricidade), na autonomia, no comportamento (como socializar) e na aprendizagem.
Estas incapacidades intelectuais, que podem ocorrer desde o nascimento até aos 18 anos, podem ser classificadas como ligeiras, moderadas ou graves, dependendo do grau de perturbação de desenvolvimento e cognitivo.
Causas
Este distúrbio, que afeta cerca de 3% da população mundial e entre 1 a 2% da população infantil, pode ser causado por inúmeros fatores. Tanto poderá ter origem no período de gravidez, como no nascimento e até mesmo no crescimento da criança.
De acordo com Maria do Carmo Vale, pediatra do Neurodesenvolvimento, quando este problema é devido a uma doença anterior ou durante a gestação, “as suas manifestações variam em relação directa com a gravidade: quanto mais grave for a incapacidade intelectual, mais precocemente se manifesta”..
Perturbação do desenvolvimento intelectual ligeira
Quando estamos perante uma incapacidade intelectual ligeira, os fatores principais que a podem originar são:
- incapacidade intelectual e/ou epilepsia materna, síndromas malformativos ou cromossomopatias, entre outros;
- prematuridade (veja aqui o significado de bebé prematuro), vigilância insuficiente durante a gravidez (veja nos links a importância das consultas na gravidez e das ecografias na gravidez);
- traumatismos, infeções do sistema nervoso central (meningite, encefalite), desidratação grave e diversas doenças neurológicas.
Perturbação do desenvolvimento intelectual moderada
Perante um quadro de incapacidade intelectual modernada, os fatores de risco são:
- síndromes malformativos ou cromossomopatias, o álcool e chumbo, bem como certos medicamentos;
- infecções como a rubéola na gravidez, citomegalovírus e VIH, toxoplasmose e sífilis;
- trauma, meningite, encefalite, bem como outras patologias neurológicas.
Perturbação do desenvolvimento intelectual grave
Relativamente à incapacidade intelectual grave, os fatores que podem despoletar esta condição inclui todas as referidas nos tipos leve e moderado da doença. Contudo, é importante frisar que quanto mais grave for o atraso de neurodesenvolvimento e a incapacidade intelectual mais precocemente ela pode ser diagnosticada.
Sinais
Uma vez que este pode ser um quadro clínico que pode levantar suspeitas durante a gravidez e logo após o nascimento, pode ser relevante estar atento a alguns sinais, tais como:
- idade da mãe;
- multiparidade;
- existência de infeções na gravidez;
- acompanhamento durante a gestação e puerpério;
- hipotonia axial do bebé;
- convulsões na criança;
- ausência ou fraca sucção durante a amamentação;
- traços dismórficos sugestivos de cromossomopatia ou conjunto de malformações que sugiram um síndrome que envolva diversas mal-formações;
- atraso motor e na linguagem (sobretudo em idades escolares).
Diagnóstico da perturbação do desenvolvimento intelectual
O diagnóstico deve ser realizado pelo médico pediatra sem, no entanto, descurar a avaliação de um psicoterapeuta através da observação, exames complementares de diagnóstico e testes para verificar o desenvolvimento neuronal da criança. Também a família tem um papel preponderante no diagnóstico da patologia, uma vez que poderão ceder dados de extrema relevância para um correto diagnóstico.
Tratamento
Ainda que este seja um distúrbio não tratável, existe um conjunto de medidas que visam prevenir o seu desenvolvimento e dar suporte à família e à criança.
Nestes casos, a criança deverá ser referenciada para uma equipa (multidisciplinar) local de Intervenção Precoce para a Infância. Esta irá delinear um programa para trabalhar as competências base de acordo com as necessidades da criança e da sua família.
Estratégias para os pais e famílias
Segundo o Instituto de Apoio e Desenvolvimento, também os pais e professores podem ter um papel chave na criação de estratégias para integrar estas crianças, desenvolvendo simultaneamente algumas das suas capacidades.
Os professores podem aplicar as seguintes estratégias:
- Criar oportunidades de aprendizagem que vão de encontro aos interesses do aluno, facilitando dessa forma a aprendizagem;
- Privilegiar informações visuais;
- Clarificar orientações, especificando todos os passos que irão levar à conclusão das tarefas propostas;
- Valorizar os sucessos do aluno;
- Privilegiar a aprendizagem não através da teoria, mas sim através da prática.
Já os pais devem:
- Manter-se informados sobre a perturbação em causa;
- Ter contacto regular com os professores e a escola;
- Tentar promover a autonomia da criança através de alguns recados, pequenas tarefas domésticas, entre outras coisas;
- Incentivar a socialização com os seus pares e com a comunidade, em geral, para evitar que estes se isolem e sofram, mais tarde, com outras doenças do foro psicológico.