Atualizado em 2 de maio de 2017
Anomalias endócrinas e infertilidade masculina
Toda a criança de sexo masculino com as anomalias abaixo deve ser estudada em termos endocrinológicos:
- Anorquidia;
- Criptorquidia;
- Diminuição do volume testicular;
- Atraso de crescimento ou atraso das características sexuais secundárias próprias da puberdade (pilosidade, voz, pénis) .
Tratamento
Os défices do desenvolvimento sexual tratam-se com testosterona.
A estimulação da produção de espermatozoides faz-se com FSH (hormona folículo-estimulante) e LH (hormona luteinizante ou hormona luteoestimulina).
Principais causas de infertilidade masculina
Segundo a Associação Portuguesa de Fertilidade existem múltiplas causas para a infertilidade masculina:
- Alterações do espermograma;
- Criptorquidia;
- Anomalias endócrinas;
- Anomalias do cariótipo;
- Ejaculação retrógada;
- Anejaculação;
- Azoospermia obstrutiva;
- Azoopermia secretora;
- Causa desconhecida (idiopática);
- Lesões do escroto;
- Tumores malignos;
- Anomalias anatómicas.
Quando o casal não consegue conceber, a infertilidade pode dever-se a fatores relacionados com a mulher (fertilidade feminina), o homem (fertilidade masculina) ou ambos os membros do casal.
A infertilidade é uma doença do sistema reprodutivo que afeta uma das funções mais básicas do organismo: a conceção de um filho.
Artigo publicado no Mãe-Me-Quer com autorização da Associação Portuguesa de Fertilidade [revisitado em 2 de maio de 2017]
Artigo original: Prof. Dr. Mário de Sousa. Título original: MANUAL DO CASAL INFÉRTIL Rosália Sá (1), Mário Sousa (2), Alberto Barros (3).
(1) Bióloga, Aluna de Doutoramento, Lab Biologia Celular, ICBAS-UP
(2) MD, PhD, Prof Catedrático; Director, Lab Biologia Celular, ICBAS-UP; Especialista em Medicina de Reprodução Laboratorial, Hospital Americano de Paris, França; Especialista em Genética da Reprodução, Faculdade de Medicina do Porto
(3) MD, PhD, Prof Catedrático; Director, Serviço de Genética, Faculdade de Medicina do Porto; Director, Centro de Genética da Reprodução Alberto Barros, Porto
Trabalho financiado pela FCT (SFRH/BD/23616/2005;POCTI/SAU-MMO/60709/04, 60555/04, 59997/04, UMIB). Biologia na Noite, Amadeu Soares (Editor), Editora Afrontamento.