3 Meses são quantas semanas? 3 Meses são 12 semanas de gravidez. No final deste mês, o embrião termina a fase mais delicada do seu desenvolvimento e passará os restantes meses da gravidez a amadurecer os seus órgão, a crescer e a engordar, preparando-se para viver fora do útero.
3 Meses são quantas semanas de gestação?
O terceiro mês da gravidez compreende, aproximadamente, o período da 9ª à 12ª semana. Está no primeiro trimestre da sua gravidez que decorre até à 14ª semana (início do quarto mês).
3 Meses são quantas semanas: semana 9
O tamanho da cabeça ainda é muito grande em relação ao corpo e os braços maiores do que as pernas mas o embrião tem um aspeto cada vez mais humano: os dedos estão praticamente desenvolvidos, o nariz e o rosto ganham forma e os intestinos recolhem à cavidade abdominal.
Os músculos estão em formação. O coração está completamente desenvolvido e os batimentos cardíacos podem ser ouvidos através de uma ecografia (Doppler).
- Consulte 9 Semanas de gestação
3 Meses são quantas semanas: semana 10
Todas as estruturas internas e externas essenciais estão presentes e os principais sistemas integrados e formados.
Alguns órgãos começam a funcionar: o estômago produz sucos digestivos, os rins produzem maior quantidade de urina. Se está grávida de um menino, os testículos começam a produzir testosterona.
A maioria das articulações estão formadas e uma fina camada precursora da pele substituir a ectoderme. Dentro das gengivas, começam a formar-se os dentes.
- Consulte 10 Semanas de gestação
3 Meses são quantas semanas: semana 11
A placenta está completamente formada e ligada à parede uterina. Nos 6 meses seguintes, assume por completo a função de nutrir o bebé.
Os órgãos vitais do bebé estão formados, o tronco alonga-se e o corpo começa a endireitar-se. Na pele aparece uma penugem delicada, o chamado lanugo, que a protege do ambiente líquido e regula a temperatura corporal. As unhas estão a nascer nas pontas dos dedos das mãos.
Progressivamente, a sua cintura desaparece e a barriga fica mais redondinha. O útero cresce, acompanhando o desenvolvimento do bebé, e está um pouco maior que uma toranja. No final do terceiro mês, o útero situa-se mesmo por cima do osso pélvico, no baixo-ventre.
Os incómodos das últimas semanas tornam-se mais ligeiros ou podem mesmo desaparecer. O volume sanguíneo aumenta o que pode fazer com que sinta mais calor.
Entre as 11 e as 13 semanas+6 dias irá realizar a 1ª ecografia da gravidez.
- Consulte 11 Semanas de gestação
3 Meses são quantas semanas: semana 12
O período mais delicado do desenvolvimento embrionário está ultrapassado e pode respirar de alívio! O bebé parece-se com um ser humano em ponto pequeno. A partir de agora, passará a maior parte do tempo a amadurecer, a crescer e a engordar.
A partir desta semana, é possível apalpar o útero que se situa agora logo acima da sínfise púbica (parte frontal do osso da pelve). Às 16 semanas, o útero pode ser apalpado a meio caminho entre a sínfise púbica e o umbigo. Com 20 semanas, o útero já se encontra à altura do umbigo.
O seu médico pode aconselhá-la a fazer o teste de translucência nucal, para despiste da síndrome de Down. Este exame consiste na medição de uma área cheia de líquido localizada na parte posterior do pescoço do bebé.
- Consulte 12 Semanas de gestação
Peso e comprimento do seu bebé ao longo do 3º mês
- 9 semanas (o bebé tem 7 semanas de idade): mede cerca de 23 mm (comprimento crânio-caudal) e pesa aproximadamente 2 g.
- 10 semanas (o bebé tem 8 semanas de idade): mede cerca de 31 mm (comprimento crânio-caudal) e pesa aproximadamente 4 g.
- 11 semanas (o bebé tem 9 semanas de idade): mede cerca de 41 mm (comprimento crânio-caudal) e pesa aproximadamente 7 g.
- 12 semanas (o bebé tem 10 semanas de idade): mede cerca de 54 mm (comprimento crânio-caudal) e pesa aproximadamente 14 g.
Datação da gravidez
A verdadeira duração da gravidez (que começa a contar a partir do dia em que o seu óvulo é fertilizado pelo espermatozoide) é de 268 dias, ou seja, 38 semanas.
Como é praticamente impossível definir o dia exato em que o óvulo é fecundado, convencionou-se datar a gravidez a partir do 1º dia do último período menstrual. Se contarmos a idade desta forma, a duração da gravidez é de 280 dias (aproximadamente), ou 40 semanas (10 meses lunares).
Anemia na gravidez
As mulheres grávidas correm um maior risco de desenvolver anemia devido à quantidade excessiva de sangue que o corpo produz para ajudar a fornecer nutrientes para o bebé.
A anemia pode ser uma condição leve e facilmente tratada se for detetada logo no início. No entanto, pode tornar-se perigosa, tanto para a mãe como para o bebé, se não for tratada atempadamente.
Tipos de anemia mais comuns na gestação
- Anemia por deficiência de ferro;
- Anemia por deficiência de ácido fólico;
- Anemia por deficiência de vitamina B12.
Sintomas
- Fraqueza ou fadiga;
- Tonturas;
- Falta de ar;
- Batimentos cardíacos rápidos ou irregulares;
- Dores no peito;
- Pele, lábios e unhas pálidos;
- Mãos e pés frios;
- Problemas de concentração.
Tratamento
A anemia pode ser facilmente tratada adicionando suplementos de ferro. No entanto, há casos mais raros em que as mulheres com anemia grave podem precisar de uma transfusão de sangue.
Prevenção da anemia
Prevenir a anemia durante a gravidez pode ser quase tão fácil quanto mudar a sua dieta ou, apenas, acrescentar-lhe alguns alimentos. Uma mulher grávida deve comer 30 mg de ferro por dia, o equivalente a três porções. O ferro pode ser encontrado em alimentos como:
- Ovos, carnes vermelhas e de aves;
- Brócolos, couve e espinafres;
- Nozes e sementes;
- Feijão, lentilhas e tofu.
Como a vitamina C ajuda o corpo na correta absorção do ferro adicione alimentos como os citrinos, morangos, kiwis e tomate à sua dieta.
avance para o mês seguinte ou consulte o anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Durante a gestação, o bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé. Lembre-se que cada bebé é único e tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento. As fases do desenvolvimento uterino aqui apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores às indicadas.