À 10 semanas de gravidez, o seu bebé deixa de ser um embrião. Ele é agora um feto (que quer dizer “pequenino”) e tem um aspeto mais humano. Também já possui todos os órgãos, músculos, membros e ossos com que irá nascer. Os genitais externos começam a tomar forma, mas ainda é muito cedo para se distinguir o sexo do bebé. Embora não o consiga sentir, o seu bebé já se mexe vigorosamente.
10 semanas de gravidez são quantos meses?
10 semanas de gravidez são 2 meses e 2 semanas. Está no 1º trimestre da sua gestação. Faltam 210 dias para conhecer o seu bebé!
Tamanho e peso do bebé às 10 semanas de gravidez
Às 10 semanas de gravidez, o seu bebé tem o tamanho de um morango.
O seu bebé mede entre 31 a 42 mm (medida da cabeça à anca) e pesa aproximadamente 4-5 g.
O desenvolvimento do bebé
Fim da fase embrionária
Na 10ª semana de gestação, o embrião é promovido a feto. Com a conclusão da fase embrionária, a cauda desaparece e funde-se à coluna vertebral, o que confere ao bebé uma aparência mais humana.
Os orgãos do bebé
O início do período fetal é marcado pelo amadurecimento e crescimento dos órgãos do bebé. O cérebro cresceu muito e vai continuar o seu desenvolvimento, gerando cerca de 250 mil neurónios por minuto. Assim, a cabeça ainda é desproporcional relativamente ao resto do corpo, mas a diferença começa a atenuar-se.
Todas as estruturas internas e externas primárias estão presentes e os principais sistemas integrados e formados. Os olhos, cobertos pelas pálpebras, estão formados e começam a migrar para a frente da cabeça à medida que esta cresce.
O nariz também já está formado e as orelhas começam a deslocar-se para a posição certa. Os músculos que permitem sugar e mastigar começam a desenvolver-se e, dentro das gengivas, principia o nascimento da primeira dentição do bebé. Nesta etapa, já se identificam claramente as feições do rosto e, nos próximos dias, a língua também já estará formada.
A generalidade das articulações está constituída (os cotovelos já funcionam) e os dedos das mãos e dos pés estão devidamente separados. O pescoço está mais longo, permitindo que o bebé vire a cabeça para frente e para os lados. Uma fina camada precursora da pele substituiu a ectoderme.
O sistema nervoso já reage a estímulos e muitos dos órgãos começam a funcionar. Os rins estão, agora, em plena atividade, filtrando o sangue e produzindo uma maior quantidade de urina. Estão ainda a deslocar-se para as suas posições definitivas, na parte superior do abdómen.
O fígado também já trabalha e o estômago secreta sucos digestivos. O coração está quase completamente desenvolvido. Os pulmões são os únicos órgãos que ainda não funcionam (só após o nascimento). Já estão formados, mas precisam de amadurecer. O diafragma está completo e o bebé faz movimentos respiratórios. Os restantes órgãos continuam a desenvolver-se e a posicionar-se corretamente.
Menina ou menino?
Os genitais externos começam a tomar forma, mas ainda é muito cedo para se distinguir o sexo do bebé. No entanto, se estiver grávida de uma menina, saiba que às 10 semanas de gravidez o clitóris já se começou a formar. Porém, se for menino, os testículos já iniciaram a produção de testosterona e o pénis vai se formar a partir dos mesmos tecidos que formariam o clitóris da menina.
Apesar de ainda ser muito pequenino, o seu bebé já engole líquido amniótico e mexe-se bastante, embora ainda não o consiga sentir.
As mudanças no corpo da mãe às 10 semanas de gravidez
Às 10 semanas de gravidez, o seu útero tem a dimensão de uma toranja.
Olfato
O seu olfato e o seu paladar estão mais apurados e podem sofrer alterações. A sensibilidade olfativa pode fazer com que se sinta nauseada com odores que antes lhe eram agradáveis e familiares, como o perfume que usava ou alguns alimentos. Esta sensibilidade pode durar até à 20ª semana de gestação, data a partir da qual normalmente diminui.
Desejos
Pode igualmente sentir desejo por alimentos que, antes de engravidar, não lhe agradavam especialmente ou o inverso.
Esta alteração do paladar vem associada, na grande maioria das vezes, a um sabor metálico na boca. Os profissionais acreditam que a disgeusia está relacionada com alterações hormonais típicas da gestação. Alguns estudos apontam também o aumento das papilas gustativas durante este período como causa do problema.
Embora não possa ser evitado, este sintoma pode ser minorado com uma lavagem mais frequente dos dentes e o uso de elixir, pois ajudam a neutralizar os níveis de pH da boca. Comer frutas ácidas e beber bastante água também pode ajudar. No segundo trimestre, quando o efeito das hormonas começa a ser mais moderado, este sintoma tende a desaparecer.
Fome
Nesta fase, provavelmente também sente mais fome, pelo que deve optar por snacks saudáveis, como fruta ou iogurte natural e sem açúcar. É importante manter hábitos de vida saudáveis e uma alimentação equilibrada.
Prisão de ventre
Por seu turno, os movimentos peristálticos dos intestinos são, agora, mais lentos, pelo que poderá sofrer de prisão de ventre. Deve, por isso, reforçar a ingestão de água e de alimentos ricos em fibras.
Tonturas
Também pode sentir tonturas, devido à carência de cálcio e/ou magnésio. Esta necessidade é habitualmente suprível através da alimentação.
Cabelos
A elevada produção de estrogénio torna os seus cabelos mais volumosos e resistentes.
Sangue
Sem se aperceber, o seu corpo está a aumentar consideravelmente o volume de sangue para nutrir o útero e preparar as reservas que se perderão na altura do parto.
O peso da grávida às 10 semanas de gravidez
Às 10 semanas de gravidez, a grávida já deve ter engordado entre 1,5 kg e 2 kg. Este valor depende do número de fetos e de outras circunstâncias específicas da mãe e da própria gravidez.
Cuidados com o corpo e alimentação às 10 semanas de gravidez
Importa que comece, desde já, a ter especial cuidado com a alimentação, no sentido de evitar um aumento excessivo de peso. Uma alimentação saudável e equilibrada permitirá também que perca peso mais facilmente após o parto.
É ainda muito recomendável que encete a luta contra a prisão de ventre que, provavelmente, a acompanhará durante uma boa parte da gravidez. Para isso, é aconselhável o aumento da ingestão de fibras e verduras. A fruta deve ser bem lavada e comida com pele, salvo indicação em contrário. O pão e os cereais integrais devem ser preferidos em detrimento dos refinados, que contêm menos fibras. Deve também privilegiar o consumo de frutos secos.
Deve beber muitos líquidos (seis a oito copos por dia), pois a falta deles contribui para que o processo de digestão seja mais lento. O exercício físico moderado (andar, nadar, fazer yoga), pelo menos duas a três vezes por semana, ajudará a regular as suas digestões, fortalecendo os músculos dos intestinos. Também é indispensável para aumentar o seu bem-estar geral.
Embora seja recomendada uma dieta rica em frutas e legumes, procure evitar aquelas que provoquem flatulência, como as couves de bruxelas, os pimentos, as cebolas.
O progressivo e constante crescimento da barriga exige que a pele tenha muita elasticidade. A prevenção das estrias deve ser feita o mais precocemente possível. Para tal, hidrate bem o seu corpo (bebendo cerca de 2 litros de água) e a sua pele (recorrendo a cremes gordos e hidratantes).
Consultas e exames às 10 semanas de gravidez
A 1ª Consulta pré-natal
Nesta semana, se ainda não foi à sua 1ª consulta pré-natal (que deve realizar-se antes das 12 semanas) deverá fazê-lo. Nesta consulta são observadas várias informações que servem de base para a vigilância da sua gestação.
Idade gestacional
A idade gestacional é definida a partir da data da última menstruação e deve, posteriormente, ser revista com os dados da ecografia do 1º trimestre (11–13 semanas e 6 dias). Quando a gravidez resulta de técnicas de Procriação Medicamente Assistidas (PMA), a idade gestacional é calculada utilizando a idade do embrião (no dia da transferência) e a data da transferência intrauterina.
Na 1º consulta pré-natal são também prescritos exames laboratoriais que devem ser feitos antes das 13 semanas. Estes rastreios visam prevenir ou tratar situações passíveis de colocar em risco a saúde materna e/ou fetal ou perinatal.
Ácido fólico e iodo
Se ainda não toma uma suplementação de ácido fólico e iodo, o seu médico irá aconselhá-la a fazê-lo. A suplementação com ácido fólico (400 µg/dia) reduz o risco de defeitos do tubo neural e deve manter-se até às 12 semanas de gravidez. O suplemento de iodeto de potássio (150-200 µg/dia) contribui para a regulação do metabolismo celular, desempenhando um papel determinante no crescimento e desenvolvimento dos órgãos, especialmente do cérebro.
Nesta consulta será igualmente informada sobre os sinais que a devem levar a procurar ajuda médica. Perda de sangue vaginal, em qualquer momento da gravidez, mesmo que ligeira; corrimento vaginal com prurido ou ardor; dores abdominais persistentes e arrepios, febre ou vertigens são alguns exemplos.
Boletim de Saúde da Grávida (BSG)
Na 1ª consulta da gravidez ser-lhe-á entregue o Boletim de Saúde da Grávida (BSG). Serão aí registados todos os dados relativos à sua saúde e à do seu bebé. Deverá acompanhá-la durante toda a gravidez e também na consulta do puerpério, realizada, aproximadamente, seis semanas após o parto.
Curiosidades das 10 semanas de gravidez
Na primeira gravidez e, particularmente, no primeiro trimestre, é normal que se sinta mais ansiosa e que qualquer tipo de sintoma a preocupe. E, porque a sensibilidade está à flor da pele poderá sentir-se exasperada com as situações mais banais. Assim, é importante que adote rotinas que a relaxem. Massagens, música e literatura, exercícios respiratórios ou um banho de água morna no final do dia são algumas sugestões para que se sinta menos ansiosa e irritada.
É também comum nesta semana que o desejo sexual volta a aparecer. Com a proximidade do segundo trimestre, os enjoos e o cansaço já diminuíram e a grávida encontra-se resplandecente com as suas novas e proeminentes formas. Mas é, sobretudo, a maior irrigação vaginal, causada pelo aumento do volume do útero, que faz com que a mulher esteja mais sensível e recetiva ao prazer. Aproveite e surpreenda o seu companheiro!
10 Semanas de gravidez: dicas e sugestões
- Evite o aumento excessivo de peso;
- Cuide da sua alimentação e tenha especial cuidado com a forma como os alimentos são cozinhados;
- O progressivo e constante crescimento da barriga exige muita elasticidade à pele. A prevenção das estrias deve ser feita o mais cedo possível. Hidrate a pele diariamente e beba muita água ao longo do dia;
- Poderá sentir-se exausta e irritada com as situações mais banais. A sensibilidade está à flor da pele. Tente relaxar e dar uns passeios a pé, por exemplo.
avance para a semana seguinte ou consulte a anterior
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se e reage a essa mudança para acomodar e nutrir o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.