Com 27 semanas de gestação, o seu bebé assemelha-se a um recém-nascido mas mais magro e pequeno. O sistema imunitário ainda é imaturo mas continua a desenvolver-se. É provável que já tenha estabelecido o seu próprio ritmo de sono, que pode ser diferente do seu. Eis o essencial sobre a sua gravidez com 27 semanas de gestação.
27 Semanas de gestação
- Idade da gravidez: 27 semanas (7º mês e 3º trimestre)
- Idade fetal: 25 semanas
- 27 Semanas de gestação são 189 dias de gravidez
- Comprimento do feto: 36,7 a 38 cm (medida da cabeça aos pés)
- Peso do feto: 870 a 1000 gr (aproximadamente)
- Tamanho: alho francês
Como se desenvolve o seu bebé às 27 semanas de gestação?
O seu bebé continua a crescer, a acumular gordura e a aperfeiçoar as funções dos seus órgãos e sistemas. A acumulação de gordura por baixo da pele deixa o bebé cada vez mais roliço e redondo.
O peso e o comprimento do bebé no ventre são médias, e o seu bebé pode ser maior ou mais pequeno. Os primeiros filhos são, em geral, mais pequenos e os rapazes podem ter mais peso do que as meninas. Esta variação é normal e não significa a presença de algum problema do desenvolvimento.
O cérebro continua a crescer rapidamente e as funções cerebrais estão cada vez mais refinadas, assemelhando-se agora às de um recém-nascido.
Os reflexos de sucção e deglutição melhoram preparando o bebé para a amamentação o que pode acontecer logo após o nascimento, quando o bebé é colocado nos braços da mãe.
O que se passa no seu corpo às 27 semanas de gestação
Esta semana entra no 7º mês e no 3º trimestre da sua gravidez. O último trimestre é marcado pelo grande ganho de peso do bebé e pela preparação que ele, e você, fazem para o parto. Apesar de ainda estar a algumas semanas de distância, é provável que este tema domine os seus pensamentos.
Os mamilos podem tornar-se mais escuros e os vasos sanguíneos dos seios cada vez mais visíveis. Como o bebé se movimenta bastante e já desenvolveu um ritmo de sono e de vigília próprio, muito provavelmente, diferente do seu, pode acordar a meio da noite com um pontapé mais forte.
À medida que cresce e desce para a sua pélvis, onde se irá encaixar, o bebé comprime o seu estômago o pode fazer com que se sinta “cheia” com pouca quantidade de comida. Fazer refeições ligeiras e fracionadas (cerca de 6 refeições ao longo do dia) vai ajudá-la a digerir melhor os alimentos e a evitar a azia.
Os desconfortos típicos deste trimestre são, sobretudo, consequência do aumento do volume da barriga, do peso e das alterações hormonais. O seu corpo sente necessidade de se fortalecer para nutrir o bebé em crescimento e para se preparar para as próximas etapas: o parto e a amamentação.
Varizes
As varizes, que podem ser anteriores à gravidez, podem agravar-se e aumentar o desconforto: dormir e descansar com as pernas elevadas, usar sapatos confortáveis, sem serem demasiado altos ou rasos, usar meias de descanso e uma cinta para suportar o peso do abdómen e fazer massagens localizadas são algumas medidas que ajudam a aliviar o desconforto.
Hemorroidas
As hemorroidas na gravidez são um incómodo bastante vulgar. As hemorroidas são vasos sanguíneos dilatados e salientes do canal anal e que podem ser internas ou externas, conforme se desenvolvem dentro ou fora do ânus.
A prisão de ventre pode agravar o problema devido ao esforço para defecar. O que pode fazer para ajudar a aliviar o desconforto?
- Fazer os exercícios de Kegel para melhorar a irrigação da zona;
- Dormir de lado (e não de costas) para aliviar a pressão;
- Aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras;
- Beber um litro e meio a dois litros de água por dia;
- Evitar comidas picantes e especiarias;
- Evitar manter a mesma posição durante muito tempo;
- Usar vestuário largo e roupa interior em algodão;
- Usar uma almofada com um buraco no meio, para evitar a pressão;
- Escolher sempre a mesma altura do dia para ir à casa de banho;
- Usar compressas de hamamélis ou gelo para aliviar o ardor;
- Evitar o uso abusivo de laxantes pois estes fármacos alteram o trânsito intestinal;
- Usar pomadas ou supositórios segundo prescrição médica;
- Consultar um especialista se os sintomas persistirem para tratamento adequado.
O que é o colostro?
O colostro é um líquido com uma consistência espessa e cor amarela ou transparente e, apesar de ser produzido em pequena quantidade, tem na sua constituição todos os nutrientes necessários para alimentar adequadamente o recém-nascido.
O colostro reúne uma grande quantidade de proteínas e de agentes de defesa contra infeções como imunoglobulinas A, lactoferrina, células brancas (leucócitos), citoquinas, entre outros, facilitando, também, a digestão do bebé (cujo sistema está ainda em maturação após o nascimento) e a eliminação intestinal do bebé.
Por volta do 4-5 dia após o parto, o colostro transforma-se no leite de transição com uma composição intermédia entre o colostro e o leite maduro.
O colostro:
- É a primeira e a melhor vacina que se conhece;
- Tem um aspeto cremoso / viscoso e é de fácil digestão;
- Tem uma função protetora do tubo digestivo do bebé;
- Tem um efeito laxante que vai ajudar o bebé a expulsar o mecónio e a limpar do tubo digestivo;
- Diminui o risco de icterícia neonatal;
- Reduz o risco de Síndrome de Morte Súbita do Lactente.
avance para a semana seguinte ou consulte a anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Durante a gestação, o bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé. Lembre-se que cada bebé é único e tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento. As fases do desenvolvimento uterino aqui apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores às indicadas.