Um novo bebé: conselhos para a mamã
Estar em casa com um novo bebé é simultaneamente excitante e assustador. Há muitas coisas novas a aprender e novas rotinas a estabelecer.
Cuidado com a “depressão pós-parto materna”! É uma situação que costuma acontecer às novas mamãs, geralmente ligeira, mas que pode tornar-se numa doença séria. Um estudo recente (2009) da University of California, Estados Unidos da América, revela que o aparecimento da depressão pós-parto poderá estar relacionado com níveis altos de uma hormona, a corticotrofina, produzida pela placenta durante a gravidez.
Se se começar a sentir muito triste e chorona, sem achar graça às “caretas” do seu bebé, por favor, peça ajuda ao seu médico assistente.
Além do referido, também contribuem para a depressão pós-parto vários fatores, nomeadamente:
- Porque se sente demasiado cansada para ser a super mamã que imaginava que ia ser;
- Porque se acha mais gorda e mais feia (o que não é verdade!);
- Porque tem medo que o seu companheiro já não goste tanto de si;
- Por falta de algumas vitaminas ou minerais, entre outros.
Fique sabendo que é uma coisa que acontece a muitas, muitas mamãs. Mas não se esqueça de que tem no seu bebé o maior admirador do mundo, que o seu cheiro, o seu calor e a sua voz são quase tudo o que o bebé precisa para ser feliz.
Por isso, aqui vão alguns truques para se sentir melhor:
- Descanse o mais que puder. O seu corpo fez um grande esforço durante o parto e precisa de tempo para recuperar.
- Faça uma alimentação variada, poucas gorduras, mas muita fruta e verduras. Não faça dieta – deixe isso para mais tarde. Preferencialmente faça 5-6 pequenas refeições por dia.
- É importante incluir o exercício físico quando está a tentar recuperar o seu peso anterior à gravidez.
- Procure uma atividade que aprecie e que se ajuste ao seu estilo de vida. E importante que consulte o seu médico antes de recomeçar uma atividade desportiva após o nascimento do seu bebé.
- Procure pôr-se bonita: arranje-se, e arranje a casa logo de manhã. Isso ajudá-la-á a ficar mais bem-disposta.
- Tente sair com regularidade para dar um passeio a pé. O ar fresco e o exercício fazem maravilhas na revitalização de uma cabeça cansada e “stressada”, e ajudam a perder peso. A maioria dos bebés também aprecia muito estes passeios.
- Se o seu bebé não a deixa dormir, regule os seus sonos pelos dele e lembre-se que a situação vai melhorar.
Por vezes, a “depressão pós-parto materna” pode necessitar de apoio psicológico (psicoterapia) e/ou terapêutica farmacológica (apenas prescrita pelo médico assistente ou psiquiatra da mãe (puérpera); pode ser necessário interromper o aleitamento materno!).
Cuidados essenciais ao recém-nascido:
- Um novo bebé: conselhos para o papá
- Alimentação: aleitamento e vitaminas
- Sono: posição de deitar e outros conselhos
- A limpeza do cordão umbilical
- Quando começar a dar banho ao recém-nascido?
- Higiene dos olhos, unhas, orelhas e nariz do recém-nascido
- Outras informações e recomendações sobre o recém-nascido
Artigo reproduzido no Mãe-Me-Quer com autorização do autor, Dr. Armando Manuel Rainha Fernandes, Especialista em Pediatria Médica, Centro Pediátrico de Telheiras, última atualização a 16-02-2013