Um novo bebé: conselhos para o papá
Não tenha medo dê pegar no seu bebé, ele é resistente. Basta ter atenção a algumas regras básicas:
- Cuidado com o pescoço do bebé – ele ainda não segura a cabeça. Quando o deitar ou o levantar, procure manter apoiado todo o tronco e a cabeça.
- Nunca abane/sacuda a cabeça do bebé – o seu cérebro e tão frágil que basta bater nas paredes do crânio para lhe provocar lesões graves. Avise os irmãos para quando lhe forem pegar.
- Quando o bebé já andar em pé, nunca lhe puxe só por um braço. Acontece, com certa facilidade, o encaixe do braço sair da articulação (“pronação dolorosa do antebraço”). Não é grave, mas tem que se voltar a pôr no sítio.
Sabe, os bebés gostam muito de colo. Os especialistas hoje pensam que os mimos nunca são demais. Os bebés acarinhados crescem mais felizes e mais seguros de si, mais capazes de enfrentar o mundo lá fora e de se tornarem uns crescidos com sucesso. Contudo, não deixe lhe dar bons hábitos, como o dormir no(a) berço (cama).
Estudos recentes, referem também a “depressão pós-parto paternal” (cerca 10% dos casos, com maior incidência entre os 3 e os 6 meses pós-parto), que se correlaciona com a depressão pós-parto materna. Se necessário, peça ajuda.
Cuidados essenciais ao recém-nascido:
- Um novo bebé: conselhos para a mamã
- Alimentação: aleitamento e vitaminas
- Sono: posição de deitar e outros conselhos
- A limpeza do cordão umbilical
- Quando começar a dar banho ao recém-nascido?
- Higiene dos olhos, unhas, orelhas e nariz do recém-nascido
- Outras informações e recomendações sobre o recém-nascido
Artigo reproduzido no Mãe-Me-Quer com autorização do autor, Dr. Armando Manuel Rainha Fernandes, Especialista em Pediatria Médica, Centro Pediátrico de Telheiras, última atualização a 16-02-2013.