O primeiro dia após o parto
Como o primeiro dia após o parto será passado no hospital / maternidade aproveite para:
- Conhecer o seu bebé.
- Conviver e partilhar emoções com outras mães e pedir concelhos aos profissionais, sobre os cuidados ao bebé e a amamentação.
- Descansar. Nos primeiros tempos irá sentir-se cansada e dorida. O trabalho de parto é fisicamente exigente e as emoções estão ao rubro.
- Desfrute o sentimento de orgulho, alegria e excitação, mesmo estando cansada.
- Prepare-se para aceitar o seu “novo” corpo e lidar com alguns desconfortos associados ao pós-parto (puerpério), como a sensação de inchaço abdominal, tensão mamária provocada pela “subida” do leite, prisão de ventre, dor perineal, … . Nas semanas iniciais a progressiva contração do útero é acompanhada por um corrimento vaginal (lóquios), que se pode prolongar entre 21 dias a 2-3 meses.
- Se foi submetida a uma episiotomia, os cuidados de higiene da zona genital devem ser redobrados para evitar infeções e outras complicações.
Os primeiros dias em casa com o bebé
Prepare-se para algum mal-estar físico, noites mal dormidas, mamadas de 3 em 3 horas, várias trocas de fraldas, conselhos mais ou menos ajustados e nervos à flor da pele. Por isso:
- Mantenha as suas expetativas num nível realista porque as exigências da chegada de um bebé são muitas e toda a família precisa de tempo para se adaptar.
- Esqueça a lide doméstica. Se possível, contrate um serviço profissional para os primeiros 6 meses (a planear antes do parto).
- Não se acanhe nas consultas. Pergunte tudo, mas mesmo tudo o que precisa de saber para se sentir segura e capaz para lidar com as exigências do desenvolvimento do bebé. Se possível, guarde o contacto direto do seu médico para pedir conselhos ou tirar aquelas dúvidas que surgem no momento e que os podem deixar mais angustiados e inseguros.
- Combine um sinal com o seu companheiro para quando chegar a hora de dizer delicadamente adeus às visitas.
- Durma e aproveite todos os intervalos para relaxar e descansar o mais possível. Se lhe apetecer, fique na cama todo o dia com o seu bebé e não se sinta mal por isso.
- Se lhe faltarem fraldas, toalhitas ou o jantar não se preocupe desnecessariamente. Compre online e peça para entregar em casa.
- Arranje espaço em todas as divisões da casa para colocar o bebé em segurança na alcofa, berço, carrinho ou cadeirinha.
- É natural que se sinta híper sensível e com sentimentos contraditórios que oscilam entre a melancolia e a euforia. Se se sentir assim por um período superior a duas semanas, procure a ajuda do seu médico. É muito importante que envolva o seu companheiro nos cuidados ao bebé e que partilhem todas as dúvidas e anseios. Sá assim se poderão sentir mutuamente apoiados e confiantes para prestar todos os cuidados necessários.
- Aproveite os momentos mais calmos para envolver o(s) irmão(s) com o novo bebé.
A primeira semana…
A privação de sono e o cansaço acumulados começam a agravar-se. Por isso…
- Aceite todas as ofertas de ajuda (compras, babysitting do(s) irmão(s), agradecer lembranças, …). Releve para segundo plano tudo aquilo que não for prioritário para o bem-estar da família.
- Alimente-se adequadamente, não salte refeições, e siga uma dieta equilibrada. Se não o fizer, irá sentir-se ainda mais esgotada, impaciente e sem energia.
- Mesmo que se sinta insegura, com dúvidas ou com dificuldades, procure ajuda especializada antes de desistir de amamentar. Nas primeiras semanas após o parto, cada dia que dá de mamar contribui para o saudável desenvolvimento do bebé.
- Beba muita água ao longo do dia. É vital para se manter hidratada e para a amamentação.
- Cuide de si. Se a sua consulta do puerpério não tiver sido marcada antes da alta hospitalar, não se esqueça de a marcar. A consulta do puerpério é normalmente realizada entre a 4ª / 6ª semana após o parto.
Já passou um mês…
Dia após dia, a sua vida recupera a normalidade. As novas rotinas familiares começam a ficar estabelecidas, o bebé cresce e interage, o seu corpo continua a modificar-se e é provável que já consiga dormir mais do que 3 horas seguidas. Por isso:
- Saia de casa todos os dias. Aproveite para dar um passeio, visitar as amigas ou fazer um lanche num lugar agradável.
- Prepare-se para o rápido crescimento do seu bebé. Nos três primeiros meses o seu bebé vai mudar muito. Aproveite cada momento.
- Permita que o seu companheiro partilhe os cuidados ao bebé. Quanto mais participar nas rotinas e na vida do bebé, mais competente, envolvido e confiante se irá sentir.
- Cuide da sua alimentação, do seu corpo e do seu espírito.
Já lá vão 3 meses…
Parabéns! Sobreviveu a um período de grande exigência para todos os pais, mesmo para os que já contam com experiência no exercício da parentalidade. Cada bebé é um bebé e cada casal vive e acolhe a chegada de um filho de forma particular. Pense que esta é uma fase bastante turbulenta, mas também passageira e única.
Apreciem todos os pequenos momentos e a preciosa revelação que é sentir o vosso bebé crescer mais um bocadinho, todos os dias.