Atualizado em 2 de maio de 2017
Cerca de 10% dos casos de infertilidade parecem apresentar todo o sistema genital sem problemas, mas mesmo assim são inférteis.
Quando a infertilidade masculina tem causa desconhecida
Em muitos casos, existem anomalias moleculares dos espermatozoides, para os quais não existem testes de deteção.
Frequentemente, estes só se descobrem durante a fecundação in vitro, momento em que se podem observar os ovócitos, a fecundação e o desenvolvimento embrionário.
Causas
As causas mais frequentes são:
- Incapacidade de ligação ou de penetração dos revestimentos externos do ovócito;
- Incapacidade de fusão com o ovócito;
- Incapacidade de ativar o ovócito após a fusão.
Consequências das anomalias nos espermatozoides
As anomalias nos espermatozoides podem causar:
- Incapacidade de fecundação:
- Paragem do desenvolvimento embrionário;
- Perda da qualidade embrionária;
- Falhas da implantação;
- Abortamentos de repetição;
- Fetos com anomalias estruturais.
Fertilização in vitro
Expressão latina que designa todos os fenómenos biológicos que têm lugar fora dos sistemas vivos, no ambiente controlado de um laboratório. Significa “em vidro“.
Foi popularizada pelas técnicas de reprodução assistida (fertilização in vitro). É a técnica mais amplamente utilizada e de facto resolve vários distúrbios da fertilidade, particularmente problemas de tubas uterinas e deficiências dos espermatozoides.
No final do processo, os óvulos são transferidos para uma placa no laboratório, na qual são colocados juntamente com os espermatozoides para que ocorra a fertilização. Na etapa final, alguns óvulos fertilizados ou embriões são transferidos para o interior do útero por meio de um cateter.
Principais causas de infertilidade masculina
Segundo a Associação Portuguesa de Fertilidade existem múltiplas causas para a infertilidade masculina:
- Alterações do espermograma;
- Criptorquidia;
- Anomalias endócrinas;
- Anomalias do cariótipo;
- Ejaculação retrógada;
- Anejaculação;
- Azoospermia obstrutiva;
- Azoopermia secretora;
- Causa desconhecida (idiopática);
- Lesões do escroto;
- Tumores malignos;
- Anomalias anatómicas.
Quando o casal não consegue conceber, a infertilidade pode dever-se a fatores relacionados com a mulher (fertilidade feminina), o homem (fertilidade masculina) ou ambos os membros do casal.
A infertilidade é uma doença do sistema reprodutivo que afeta uma das funções mais básicas do organismo: a conceção de um filho.
Artigo publicado no Mãe-Me-Quer com autorização da Associação Portuguesa de Fertilidade [revisitado em 2 de maio de 2017]
Artigo original: Prof. Dr. Mário de Sousa. Título original: MANUAL DO CASAL INFÉRTIL Rosália Sá (1), Mário Sousa (2), Alberto Barros (3).
(1) Bióloga, Aluna de Doutoramento, Lab Biologia Celular, ICBAS-UP
(2) MD, PhD, Prof Catedrático; Director, Lab Biologia Celular, ICBAS-UP; Especialista em Medicina de Reprodução Laboratorial, Hospital Americano de Paris, França; Especialista em Genética da Reprodução, Faculdade de Medicina do Porto
(3) MD, PhD, Prof Catedrático; Director, Serviço de Genética, Faculdade de Medicina do Porto; Director, Centro de Genética da Reprodução Alberto Barros, Porto
Trabalho financiado pela FCT (SFRH/BD/23616/2005;POCTI/SAU-MMO/60709/04, 60555/04, 59997/04, UMIB). Biologia na Noite, Amadeu Soares (Editor), Editora Afrontamento.