Durante as primeiras semanas de gravidez o seu corpo passa por uma autêntica revolução. Poderá até não sentir grandes transformações, mas lá dentro é o contrário. Afinal, o seu corpo está a preparar-se para desenvolver um bebé! É provável que ainda não saiba que está grávida. Ou então, pelo contrário poderá já ter sentido alguns dos sintomas associados à gravidez.
O que poderá esperar nas primeiras semanas da gravidez:
- Ausência de menstruação
- Aumento das mamas que ficam tensas e doridas
- Primeiras náuseas e vómitos
- Cansaço e sonolência
- Idas frequentes à casa de banho
- Oscilações de humor
E o embrião no final das primeiras 6 semanas de gravidez?
- Inicialmente uma célula, replica-se, adquirido uma forma semelhante a um camarão, comprido e estreito no final é a assim o formato do embrião à 6ª semana de gravidez
- Mede 6 milímetros e pesa menos de 1 grama (!)
- Possui circulação sanguínea e as células cardíacas já batem
- O sexo já está determinado desde a fecundação
- Os braços, pernas, mãos e braços podem já ser reconhecíveis
- Começam a formar-se os olhos, as orelhas, o nariz, a boca e a língua
- As formas precoces do que serão os olhos, intestinos, fígado, pâncreas, pulmões, tiroide e coração são formadas
Vejamos agora as primeiras semanas da gravidez com maior detalhe.
1ª Semana da gravidez
- O seu corpo prepara-se para uma gravidez
- Ovulação: o útero liberta um óvulo maduro
- O óvulo maduro vive apenas entre 12 a 24 horas
Em mais um ciclo menstrual, o seu corpo prepara-se para uma eventual fecundação: um dos seus óvulos amadurece e é lançado no tubo uterino que liga o ovário ao útero. O óvulo maduro vive entre 12 a 24 horas. Se não for fecundado, morre e é removido na menstruação seguinte.
Para estabelecer um padrão no cálculo de semanas de gravidez, a maioria dos obstetras usa o primeiro dia da última menstruação como o início das 40 semanas de gravidez. Por isso, durante mais ou menos as duas primeiras semanas de gravidez não está na realidade grávida. Só na 2ª semana se dará a fecundação do ovo. Portanto, só no final da 2ª semana de gravidez é que estará realmente grávida e na 3ª semana é que se dá a conceção. Sendo assim, quando estiver na 3ª semana de gravidez, estará na 1ª semana de conceção.
2ª Semana da gravidez
- Dá-se a fecundação do ovo pelo espermatozoide
- O sexo do futuro bebé está já determinado
- No final desta semana está oficialmente grávida!
Cerca de um dia após a fertilização, os núcleos do ovo e do espermatozoide fundem-se e dão origem a uma nova vida. O sexo do seu bebé já está determinado!
Os espermatozoides sobem pela Trompa de Falópio para alcançar o óvulo maduro. No momento em que o espermatozoide penetra o óvulo, fertiliza-o. No final desta semana está oficialmente grávida, apesar de ainda não o saber! Saiba como contar as semanas de gravidez.
3ª Semana da gravidez (1ªSemana da conceção)
- O embrião tem a forma de um disco microscópico com cerca de 100 células
- O cérebro começa a formar-se
- Poderá começar a sentir os primeiros sintomas da gravidez
No final desta semana, o blastocisto (conjunto de células com a informação genética dos pais com diferentes funções entre si) fixa-se firmemente na parede uterina e passa a embrião.
Cerca de 24 horas após a fecundação, o óvulo, que viaja em direção ao útero onde se irá fixar, divide-se e subdivide-se transformando-se num conjunto de células com diferentes funções entre si. No espaço de pouco dias o zigoto torna-se um disco microscópico com cerca de 100 células! As células da cabeça e da cauda fundem-se completamente e o cérebro começa a formar-se.
É provável que comece a sentir alguns dos desconfortos e sintomas da gravidez.
4ª Semana da gravidez
4ª Semana da gravidez (2ª Semana desde a conceção)
- As células do embrião especializam-se para dar origem aos diferentes órgãos e tecidos
- A produção de hormonas da gravidez está no auge
- O seu corpo continua a preparar-se para a gravidez: a placenta e cavidade amniótica formam-se
O disco embrionário (conjunto de células resultante da fusão dos núcleos do óvulo e do espermatozoide) continua a desenvolver-se. Ao longo destas primeiras semanas as células do embrião vão-se especializando e diferenciando-se entre si para dar origem aos diferentes órgãos e tecidos do corpo.
As três camadas de células germinativas, a ectoderme (células que dão origem ao cérebro, sistema nervoso, pele e cabelo), a mesoderme (células que dão origem ao esqueleto, músculos, sistema circulatório e rins) e a endoderme (células que dão origem ao trato intestinal, pulmões e outros órgãos internos) começam a desenvolver-se e a distinguir-se umas das outras.
O seu corpo continua a criar todas as condições para o desenvolvimento do bebé desenvolvendo a placenta, a cavidade amniótica, o saco vitelino primitivo e o tampão mucoso.
A produção de progesterona está no auge e, em conjunto com o estrogénio, estimula a mucosa uterina de modo a que esta forneça fluído nutritivo ao óvulo.
5ª Semana da gravidez (3ª Semana desde a conceção)
- O saco gestacional é visível através de uma ecografia
- O embrião é um disco com 0,3 mm
- As células cardíacas começam a bater
Na 3ª semana o embrião entra numa fase de grande desenvolvimento com a formação dos órgãos mais importantes. Todas as estruturas do corpo do embrião estão em formação (órgãos internos e estrutura física).
Este é um momento crítico do desenvolvimento do bebé. O embrião tem a forma de um disco (disco embrionário) com cerca de 0,3 mm. Muitos embriões não sobrevivem, em grande parte devido a defeitos cromossomáticos graves.
No final desta semana, as células cardíacas começam a bater.
Provavelmente, faltou-lhe a menstruação! Pode fazer um teste de gravidez para confirmar as suas suspeitas. As profundas alterações hormonais podem causar irritabilidade, ansiedade, choro, ter sono durante o dia, entre outros sintomas da gravidez.
Alguns destes incómodos desaparecem ou diminuem acentuadamente no 2º trimestre. Esteja atenta a sinais de alarme que podem indicar algum problema.
6ª Semana da gravidez (4ª Semana desde a conceção)
- O embrião tem um comprimento de 6 mm (crânio-caudal) e pesa menos de 1 g.
- A cabeça e rosto, olhos, orelhas, boca, nariz e língua, sistema nervoso começam a formar-se
- Pode sentir exaustão, refluxo gástrico e inchaço
O bebé entra na fase embrionária. As células cardíacas já batem! Começam a formar-se os olhos, as orelhas, o nariz, a boca e a língua. A base da medula espinal e do sistema nervoso estão em formação.
Veja também: Síndrome de Down e Defeitos do Tubo Neural
No final deste mês, o bebé já não é um “amontoado” de células. Tem uma forma semelhante à de um camarão, comprido e estreito, distinguindo-se duas extremidades e as superfícies laterais.
É normal que continue a sentir enjoos matinais ou outros incómodos associados à gravidez. O seu corpo começa a modificar-se para nutrir o bebé e a preparar-se para a amamentação.