Quando começar a dar banho ao recém-nascido?
O banho de imersão pode ser dado desde o primeiro dia de vida ou pode ser iniciado mais ou menos dois dias após a queda do cordão umbilical. Neste último caso, o bebé deve ser limpo por partes com loção ou óleos próprios para recém-nascido.
O banho de imersão deve ser diário, durando menos de 5 minutos e com a água entre 36-36,5º C (se necessário, use um termómetro apropriado ou o cotovelo para verificar a temperatura da água).
A partir da 3ª-5ª semana de vida do prematuro e da primeira semana do recém-nascido de termo, poder-se-á recorrer a banhos emolientes com óleos para bebés.
O ritual do banho
Quando despe o bebé, ele sente-se desprotegido e com frio, pelo que é perfeitamente natural que chore nos primeiros banhos; em breve, aprenderá a apreciá-los e a descobrir novas sensações.
Proporcione-lhe um ambiente quente, acaricie-o, profira palavras de carinho e transmita-lhe calma e boa disposição. Saiba ainda que o banho deve acontecer numa altura em que o bebé esteja relaxado e sem fome.
Deite sempre primeiro a água fria e vá juntando, aos poucos, a água quente (faça esta operação com o bebé fora da banheira). Geralmente, bastam 8-10 cm de água. Uma vez preparada, a água do banho passa-se sobre a pele com a ajuda de uma esponja muito suave, de compressas ou diretamente com as mãos. Jamais deixe o bebé sozinho dentro de água!
No final, seque-o bem, em especial nas preguinhas mais fechadas. Durante o primeiro ano não há contraindicações em dar banho ao bebé após a refeição, desde que seja rápido e sem variações bruscas de temperatura. Contudo, se movimenta muito o seu filho após as refeições, há maior probabilidade de ele bolçar e… lá se vai a água limpa!
Hidratação da pele
Após o banho, a pele do bebé deve ser massajada e hidratada com óleos ou cremes hidratantes/emolientes para repor a camada protetora.
A região da fralda pode ser limpa com água morna, óleo de amêndoas doces ou leites de limpeza, da frente para trás. O uso exagerado de água nesta zona pode provocar irritação/maceração do períneo. Para prevenir e reduzir as assaduras pode utilizar um creme barreira “não oclusivo”, designados por “creme para prevenir”. Fora de casa, poderá limpar a região da fralda com toalhetes adequados.
Os produtos de higiene/beleza/perfumes, se possível, devem ser da mesma marca; contudo, tenha em atenção que várias empresas comercializam produtos semelhantes com marcas diferentes e consequentemente preços muito diferentes. Evite misturar produtos de várias marcas, exceto se prescritos pelo Pediatra. Os perfumes ou colónias devem ser aplicadas na roupa e não diretamente na pele do recém-nascido.
Leia também:
- Um novo bebé: conselhos para a mamã
- Um novo bebé: conselhos para o papá
- Alimentação: aleitamento e vitaminas
- Sono: posição de deitar e outros conselhos
- Vacinas do recém-nascido
- A limpeza do cordão umbilical
- Quando começar a dar banho ao recém-nascido?
- Higiene dos olhos, unhas, orelhas e nariz do recém-nascido
- Como se sabe se o bebé tem frio ou calor?
- Outras informações e recomendações sobre o recém-nascido
Artigo reproduzido no Mãe-Me-Quer com autorização do autor, Dr. Armando Manuel Rainha Fernandes, Especialista em Pediatria Médica, Centro Pediátrico de Telheiras, última atualização a 16-02-2013.