O segundo trimestre da gravidez corresponde, aproximadamente, ao período que decorre entre as 13 e as 26 semanas de gestação. Para muitas grávidas, esta é a fase mais confortável da gravidez. A maior parte dos sintomas do início da gestação atenuam-se gradualmente e os níveis de energia reequilibram-se.
Segundo trimestre da gravidez
Marcos do segundo trimestre da gravidez
O bebé torna-se cada vez mais real. Embora ainda seja muito pequeno e não esteja pronto para sobreviver fora do útero, os movimentos do seu bebé tornam-se cada vez mais percetíveis. Esta sensação maravilhosa e o crescimento da barriga, farão com que a gravidez seja casa vez mais visível. Olhe para a sua mão. Este é o tamanho aproximado do seu bebé às 17 semanas.
Segundo trimestre da gravidez semana a semana
4º Mês: leva as mãos à boca e chucha no polegar
O seu bebé está com um aspeto cada vez mais proporcional e os músculos mais fortes. Os olhos do bebé estão a funcionar, fazem pequenos movimentos de um lado para o outro e conseguem ver luz, apesar de as pálpebras ainda estarem fechadas.
Os intestinos produzem mecónio (a primeira matéria fecal do bebé) e a pele, ainda muito fina e transparente, cobre-se com uma fina lanugem. Por volta da 16ª semana é provável que comece a sentir os primeiros movimentos do bebé.
- 13ª Semana: ouve-se o coração através de uma ecografia
- 14ª Semana: a placenta funciona em pleno
- 15ª Semana: ouve os sons do corpo da mãe
- 16ª Semana: é capaz de coordenar os movimentos
5º Mês: desenvolve um ritmo de sono próprio
Por volta da 17ª semana, os reflexos do bebé estão operacionais e ele treina a deglutição engolindo e expelindo líquido amniótico. As feições do rosto estão definidas e pouco mudarão até ao nascimento. Na ponta dos dedos desenvolvem-se as impressões digitais.
O bebé desenvolve um ritmo de sono próprio e a sua atividade é intensa: abre os olhos, mexe-se, estica-se e dá pontapés, cobre o rosto com as mãos, chucha no dedo, abre e fecha a boca.
- 17ª Semana: ouve os sons exteriores ao corpo da mãe
- 18ª Semana: formam-se as impressões digitais
- 19ª Semana: o estômago produz suco gástrico
- 20ª Semana: o topo do útero chega ao seu umbigo
- 21ª Semana: os rins começam a produzir líquido amniótico
6º Mês: começa a ficar sem espaço
O cérebro começou a crescer muito rapidamente (crescimento que dura até os 5 anos de idade) e todos os órgãos principais funcionam (exceto os pulmões, que continuam a amadurecer até à data do parto).
Os ossos do ouvido médio (ouvido interno) continuam a endurecer, tornando possível a condução do som. Reconhece os sons produzidos pelo corpo da mãe, como a respiração, os batimentos cardíacos e a voz.
- 22ª Semana: o cérebro cresce rapidamente
- 23ª Semana: distingue sons exteriores ao útero e os do corpo da mãe
- 24ª Semana: é um bebé viável apesar de pequenino e imaturo
- 25ª Semana: fecha as mãos e agarrar os pés
- 26ª Semana: reage a estímulos externos
Primeiro trimestre I Terceiro trimestre
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Uma vez que cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero, as fases de desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos indicados.