12 Semanas de gestação! O período mais delicado do desenvolvimento embrionário ficou para trás. O bebé tem agora um aspeto completamente humano. A partir de agora, passará a maior parte do tempo a amadurecer, a crescer e a engordar. Eis o essencial sobre a 12ª semana de gestação.
12 Semanas de gestação
- Idade da gravidez: 12 semanas (3º mês do 1º trimestre)
- Idade embrionária: 10 semanas
- 12 Semanas de gestação são 84 dias de gravidez
- Comprimento do embrião: 54 mm (medida da cabeça até ao fundo das costas)
- Peso do embrião: 14 g (aproximadamente)
- Tamanho: lima
Como se desenvolve o seu bebé às 12 semanas de gestação
Às 12 semanas, a etapa mais crítica do desenvolvimento do bebé está ultrapassada. A partir desta semana o risco de aborto espontâneo desce drasticamente.
Os dedos das mãos e dos pés separam-se e começam a crescer. O líquido amniótico começa a acumular-se à medida que os rins do feto excretam urina. Se está grávida de um menino o escroto (bolsa de pele que irá conter os testículos) começa a formar-se.
O bebé tem um aspeto completamente humano e está totalmente formado. A partir de agora, passará a maior parte do tempo a amadurecer, a crescer e a engordar.
Quando é determinado o sexo do bebé?
Os óvulos da mulher, devido à forma como são produzidos, contêm apenas o cromossoma X enquanto que os espermatozoides podem conter o cromossoma X (feminino) ou o cromossoma Y (masculino).
Quando o óvulo é fertilizado pelo espermatozoide, os cromossomas de ambos os progenitores misturam-se e, de acordo com o cromossoma sexual do espermatozoide, estará grávida de uma menina (se o cromossoma do espermatozoide que fecundou o óvulo for X) ou de um menino (se o cromossoma do espermatozoide que fecundou o óvulo for Y).
O que se passa no seu corpo às 12 semanas de gestação
Poderá notar que a sua pele e o cabelo estão mais lustrosos. Isto deve-se à ação das hormonas. Pelo mesmo motivo, algumas mulheres desenvolvem acne. Para evitar o excesso de oleosidade, reforce os cuidados de limpeza do rosto e use um creme hidratante apropriado ao seu tipo de pele, mas sem gordura.
Pode ter um ligeiro corrimento vaginal, o que é normal. Contudo se sentir ardor ou prurido quando urina, sintomas de infeção urinária, consulte o seu médico.
O líquido amniótico começa a ser produzido pela placenta. As primeiras análises, a primeira ecografia e o rastreio bioquímico, se recomendado pelo médico, poderão já estar marcadas.
O seu médico pode aconselhá-la a fazer o teste de translucência nucal, para despiste da síndrome de Down. O exame da translucência da nuca consiste na medição de uma área cheia de líquido localizada na parte posterior do pescoço do feto, sendo efetuado na primeira ecografia da gravidez (no 1º trimestre da gestação).
Dicas para o seu parceiro
Se decidiram não saber o género do vosso bebé, diga-o ao médico antes de iniciar a ecografia. Alguns pais, não resistem a saber o sexo do bebé não só por curiosidade mas, também, por questões práticas como a escolha do nome, a compra das primeiras roupinhas ou a decoração do quarto.
Contudo, muitos preferem aguardar pelo nascimento para saber o sexo do seu bebé e apostam nas cores neutras para acessórios e outros produtos para o bebé.
Sexualidade durante a gravidez
A sexualidade é vivida de modo diverso por cada casal em cada uma das fases da sua vida. Na gravidez, tal não é exceção. Na gestação, o interesse sexual, a frequência e a satisfação, podem alterar-se quer para os homens quer para as mulheres.
As relações sexuais durante a gravidez dependem de muitos fatores, incluindo a qualidade da relação, valores e atitudes face à sexualidade, crenças religiosas, de saúde ou preocupações específicas relacionadas com a gravidez.
É fundamental que o casal converse e tenha uma atitude compreensiva perante o impacto e eventuais alterações que a gravidez provoque na sua vida íntima já que as mudanças físicas e psicológicas durante a gravidez podem influenciar as respostas sexuais físicas e emocionais e ambos.
A gravidez também pode ser um pretexto para explorar diferentes formas de dar e receber prazer e melhorar a comunicação.
Nalgumas situações, como por exemplo, sangramento vaginal, rutura prematura de membranas ou risco de parto pré-termo, deve ser desaconselhado o sexo com penetração vaginal.
Quando não existem contraindicações, manter relações sexuais na gravidez não está associado a qualquer resultado adverso.
Suplementação durante a gravidez
Suplementação durante a gravidez: [1]
Ácido Fólico
- Deve ser iniciada o mais precocemente possível a toma de 400 µg/dia;
- As grávidas com filho anterior com defeito do tubo neural ou com história familiar desta situação devem realizar diariamente uma dose superior (5mg/dia). Esta dose está também indicada em mulheres com doenças ou sob terapêutica associadas a diminuição da biodisponibilidade de ácido fólico.
Iodo
- Deve ser iniciada o mais precocemente possível a toma de iodeto de potássio – 150-200 µg/ dia (desde que não existam contraindicações para o fazer).
Ferro
- Deve ser iniciada a suplementação com 30 – 60 mg/dia de ferro elementar (na ausência de contraindicações para o fazer).
Esquema e periodicidade das consultas pré-natais [2]
1. Na gravidez de baixo risco preconiza-se realizar a 1ª consulta, o mais precocemente possível e até às 12 semanas de gravidez (1º trimestre de gravidez).
2. Realizar as consultas de vigilância pré-natal, após a 1ª consulta:
- a cada 4-6 semanas até às 30 semanas;
- a cada 2-3 semanas entre as 30 e as 36 semanas;
- a cada 1-2 semanas após as 36 semanas até ao parto.
Todas as grávidas, entre as 36 e as 40 semanas, devem ter acesso a uma consulta no hospital onde se prevê que venha a ocorrer o parto.
O esquema e periodicidade das consultas pré-natais podem ser acrescidos, tendo em conta: os dados da avaliação clínica e os resultados dos exames complementares realizados; as necessidades de cada mulher / casal; os protocolos de cada Unidade Coordenadora Funcional.
- 1ª Consulta (antes das 12 semanas)
- 2ª Consulta (entre 14 e as 16 semanas e 6 dias)
- 3ª Consulta (antes das 24 semanas)
- 4ª Consulta (entre as 27 e as 30 semanas e 6 dias)
- 5ª Consulta (entre as 34 e as 35 semanas e 6 dias)
- 6ª Consulta (entre as 36 e as 38 semanas e 6 dias)
- 7ª Consulta (após as 40 semanas)
- Consulta do puerpério (6 semanas pós-parto)
[1; 2] Programa Nacional para a Vigilância da Gravidez de Baixo Risco. Direção-Geral da Saúde – Portugal. Novembro de 2015
avance para a semana seguinte ou consulte a anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Durante a gestação, o bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé. Lembre-se que cada bebé é único e tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento. As fases do desenvolvimento uterino aqui apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores às indicadas.