A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Obesidade
Situação em que existe uma elevada percentagem de gordura corporal e reflete-se, habitualmente, num peso acima do desejável. Pode ser avaliado através do índice de massa corporal ou outros parâmetro de avaliação, como por exemplo a medição da gordura corporal e o perímetro da cintura. A obesidade dá origem a perda de qualidade de vida e o aumento do risco de diversas doenças, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão e alguns tipos de cancro.
Obesidade mórbida (OM)
Tipo de obesidade muito grave, ou classe III, como índice de massa corporal (IMC) superior a kg/m2, o que corresponde, aproximadamente, a 45 kg acima do “peso ideal”.
Ocitocina
Hormona, segregada pelo hipotálamo, que provoca as contrações uterinas durante o trabalho de parto e estimula a secreção do leite materno.
Ótite externa
Infeção do canal que vai da superfície do ouvido até ao tímpano.
Ótite média
Infeção do ouvido médio, para dentro do tímpano, que causa dores muito fortes.
Osteoporose
Diminuição progressiva e generalizada da densidade óssea (massa óssea por unidade de volume), causando fraqueza esquelética, mesmo que a taxa entre elementos minerais e orgânicos permaneça inalterada.
No osso normal, a formação e a reabsorção ósseas estão intimamente ligadas. Na osteoporose, a taxa líquida de reabsorção óssea excede a taxa de formação óssea, resultando numa redução da massa óssea.
O pico da massa óssea em homens e mulheres ocorre por volta dos 35-40 anos. Depois dos 50 anos, inicia-se a perda óssea, acelerada nas mulheres devido à menopausa (pode ser aumentada 10 vezes na taxa de 3% a 5% por ano) por cerca de 5-7 anos.
O desgaste dos ossos pode provocar fracturas produzidas por uma queda ou de forma espontânea. Tem uma componente hereditária, pelo que deve ter em conta os seus antecedentes familiares. A debilidade dos ossos não manifesta sintomas e o processo de descalcificação inicia-se 15 a 30 anos antes da fractura, por isso, os especialistas recomendam uma alimentação saudável e a prática de desporto.
Ovário
Cada um dos dois órgãos, situados de cada lado do útero, em que os óvulos se desenvolvem. Todos os meses, durante a idade fértil da mulher, os ovários libertam um óvulo que aguarda a fecundação.
Ovário, Síndrome do Ovário Poliquístico (SOP)
A Síndrome do Ovário Poliquístico significa que a mulher tem múltiplos quistos nos ovários e um desequilíbrio hormonal. O médico poderá diagnosticar esta doença através de uma análise ao sangue. Entre os principais sintomas inclui-se o aumento de peso, o crescimento excessivo dos pelos e dificuldades associadas à conceção.
Ovulação
A ovulação é parte do ciclo menstrual onde o ovário liberta um óvulo maduro.
Oxitocina
Hormona, segregada pelo hipotálamo, que provoca as contrações uterinas durante o trabalho de parto e estimula a secreção do leite materno.