A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Ecografia
Um teste indolor que usa os ultra-sons para criar uma imagem do feto em desenvolvimento, durante uma gravidez. É realizado geralmente passando a sonda ao longo da pele do abdómen (barriga) ou, por vezes, por dentro da vagina.
Ectópica, Gravidez
Situação em que o óvulo se desenvolve fora da cavidade uterina, quase sempre nas trompas de Falópio. (sugestão de leitura: Gravidez ectópica – O que é, sintomas, fatores de risco e tratamento).
Edema
Aumento anormal dos líquidos orgânicos no interior das cavidades ou tecidos – inchaço.
Educação intuitiva
Educação intuitiva (attachment parenting) é uma tendência que privilegia o contacto entre pais e filhos e inclui práticas como a amamentação até tarde ou dormir com os filhos.
Embrião
A primeira fase do desenvolvimento humano, após o ovo (ou zigoto), e até ao final da 8ª semana após a fecundação. O embrião desenvolve-se a partir da primeira célula, durante as primeiras fases da gravidez. Surge após a fecundação de um óvulo com um espermatozóide, para formar o ovo (ou zigoto). Ainda está longe de se assemelhar a um bebé, mas é constituído pelas células que irão dar origem ao futuro bebé. Os embriões precoces, obtidos por fertilização in vitro, podem desenvolver-se fora do útero materno durante alguns dias.
Encefalopatia hipóxico-isquémica
Manifestação clínica da asfixia perinatal.
Enxofre
O enxofre é um componente de dois aminoácidos, a metionina e a cisteína. São fornecedores de enxofre os alimentos ricos em proteínas como a carne, peixe e ovos.
Enurese
Micção ativa, completa e involuntária num momento ou num local inapropriado, socialmente inaceitável (definição segundo a International Children’s Continence Society, 1997). A enurese consiste na continuação da micção involuntária a partir de uma idade na qual já se deveria ter adquirido o controlo da bexiga. A criança, para além de fazer chichi na cama, não acorda pelo fato de estar molhada.
A enurese pode ser noturna (quando ocorre apenas durante o sono) ou diurna (quando ocorre com a criança acordada). A noturna é muito mais comum. Aos 5 anos de idade, 15% das crianças molham a cama durante a noite.
Epidemia
Número de casos de uma doença que excede nitidamente a incidência prevista.
Epidural, Anestesia
A anestesia epidural é o método mais vulgar para controlo das dores do parto porque permite anestesiar uma região específica do corpo (da cinta para baixo) sem que isso implique a perda total da sensibilidade física e a consciência. Após a anestesia, as contrações e o trabalho de parto continuam a decorrer normalmente mas sem dor.
Episiotomia
Sutura do períneo, caso tenha um pequeno rasgo provocado pela pressão exercida pelo bebé ou tenha sido cortado para alargar o canal vaginal e facilitar a expulsão do bebé na 3ª e última fase do parto.
Esclerose múltipla
A Esclerose Múltipla é uma doença degenerativa do sistema nervoso, que determina alterações na condução de estímulos nervosos motores e sensitivos. Pode ter consequências a nível do controlo de funções como a locomoção, equilíbrio, visão, fala/linguagem, controlo de esfíncteres, entre outras.
A causa da Esclerose Múltipla é desconhecida, mas pensa-se poderem estar envolvidos fatores imunológicos, virais e ambientais.
Esfregaço
Teste recomendado a todas as mulheres para verificar alguma anomalia nas células do colo (abertura) do útero.
Espermatozoide
A contribuição do pai para a primeira célula (ovo ou zigoto) que dará origem ao futuro bebé. Cada espermatozoide contem 23 cromossomas, um cromossoma de cada um dos pares de cromossomas do pai. O espermatozoide funde-se com um óvulo para fazer uma célula completa com 46 cromossomas. O futuro bebé irá desenvolver-se a partir desta primeira célula.
Estrogénios
Os estrogénios são um grupo de hormonas com um papel muito importantes no desenvolvimento reprodutivo e sexual normal das mulheres, conhecidos como hormonas sexuais. É nos ovários que se produz a maior quantidade de estrogénios. Para além de regular o ciclo menstrual, o estrogénio atua sobre os órgãos genitais, o aparelho urinário, os vasos sanguíneos e o coração, os ossos, os seios, a pele, o cabelo, as mucosas, os músculos pélvicos e o cérebro.