A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Tampão mucoso
O tampão mucoso ou rolhão mucoso, consiste numa substância segregada pelas glândulas da cérvix. A sua função é bloquear o colo do útero e proteger o óvulo do mundo exterior.
Tecnicismo
Tecnicismo refere-se ao abuso da tecnicidade, ou seja, o uso excessivo ou a supervalorização dos aspectos técnicos de algo, muitas vezes em detrimento do conjunto dos outros aspectos que possam caracterizá-lo, tais como aspectos políticos, filosóficos, etc.
Tecnicismo Pedagógico
Tendência que predominou no período pós-64 até meados da década de 80, caracterizando-se pela ênfase aos aspectos técnicos da Didática em detrimento de suas outras dimensões (humana e política).
Temperatura corporal basal
Temperatura oral, medida logo pela manhã, antes de se levantar da cama e sem ter feito qualquer esforço físico. A temperatura corporal basal é um dos métodos usados para prever a ovulação e um sinal precoce da gravidez. Os resultados só são fiáveis se a temperatura for medida logo ao acordar, sem que tenha havido qualquer tipo de esforço ou exercício físico que possa condicionar de alguma forma o estado de repouso do corpo.
Teste do Pezinho
O teste do pezinho, ou diagnóstico precoce, consiste na colheita de algumas gotas de sangue através da picada do calcanhar do bebé, e faz parte do programa nacional de rastreio de hipotiroidismo e de doenças hereditárias metabólicas. É realizado no internamento ou na consulta de pediatria, entre o 3º e o 6º dia de vida.
Testosterona
Hormona sexual masculina produzida nos testículos.
Termo, Gravidez de
Final de uma gravidez de 280 dias (38 semanas) a partir da data de conceção. O nascimento do bebé é esperado para o final dessa data.
TORCH
Conjunto de infeções que se transmitem da mãe para o filho durante a gravidez: Toxoplasmose, Rubéola, Citomegalovirus, Herpes, Sífilis, HIV. As mais frequentes dão o nome ao conjunto: T = toxoplasmose, O = outras, R = rubéola, C = citomegalovírus, H = herpes simples.
“TORCH é um acrónimo médico que designa um grupo de infeções perinatais de etiologia parasitária, viral e bacteriana que podem conduzir a anomalias severas ou mesmo à morte fetal. Torna-se necessário um acompanhamento clínico e laboratorial da grávida e do recém-nascido com suspeita de infeção com vista a evitar ou diminuir essas sequelas. Os parâmetros clínicos e laboratoriais complementam-se na identificação da infeção, na avaliação do risco de transmissão, na determinação do prognóstico e na decisão clínica sobre medidas de acompanhamento da criança nos primeiros meses de vida.” (Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge).
Tricotomia perineal
Raspagem dos pêlos púbicos no início do trabalho de parto.