A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Glossário: letra M
Macrocefalia
Alteração na qual a circunferência da cabeça é maior que a média correspondente à idade e o sexo do bebé.
Ainda que a macrocefalia se possa relacionar com um atraso no desenvolvimento neural (atraso mental) cerca de 50% dos casos de macrocefalia tem um desenvolvimento dito “normal”.
Magnésio
O magnésio é uma coenzima do metabolismo proteico e energético e activador enzimático. São alimentos ricos em magnésio, as verduras, as leguminosas, os cereais e os pães integrais, as carnes, os peixes e os ovos.
Mastite
Inflamação do tecido mamário. Comum durante a lactação devido a infeção ou ingurgitamento do seio com leite.
Melanina
Pigmentação escura da pele que se forma como defesa contra a radiação solar.
Memória
Memória é uma informação mantida dentro de redes estáveis e é recuperável quando as sinapses se abrem à rede ao ser ativadas. Uma aptidão fundamental do cérebro é a aprendizagem que implica alterações funcionais dentro dos circuitos, o que tem o efeito de reforçar as sinapses.
Uma sinapse mais poderosa é aquele que melhora a emissão e assim facilita a interação dos neurónios. Formação e aprendizagem são, a este respeito, dois lados da mesma moeda. Além disso, a capacidade de memória é originada neste processo.
Menstruação
Desprendimento da mucosa do útero que tem lugar todos os meses (excepto durante a gravidez) ao longo da fase fecunda da vida da mulher. É acompanhada por perda de sangue.
Menopausa
A menopausa, que significa a cessação das menstruações, é um fenómeno fisiológico que se deve à redução gradual do funcionamento dos ovários. Estas glândulas deixam, assim, de libertar óvulos, mensalmente, e de produzir hormonas femininas, os estrogénios.
Portanto, o organismo deixa de estar exposto aos habituais níveis elevados de estrogénio e assim se cria um novo ambiente hormonal que se designa por hipoestrogenismo.
A menopausa é apenas o início de mais uma fase da vida da mulher após ter terminado a sua capacidade reprodutiva. Por isso, cessaram as menstruações. É antecedida por uns anos ou meses (pró-menopatisa) caracterizados por irregularidades menstruais devidas à falta de ovulações.
Durante esse tempo pode haver menstruações abundantes que traduzam a presença de anomalias do útero e que constituem um risco para doenças graves se não forem corrigidas, tanto do útero como da mama.
Na pós-menopausa surgem outros sintomas devido a falta de hormonas femininas. Por serem diferentes causam, por vezes, dificuldades de diagnóstico para quem não esteja familiarizado com este problema.
São frequentes os afrontamentos, calores súbitos, dores de cabeça, insónias, humor depressivo, irritabilidade, secura da vagina, dificuldades sexuais, incontinência urinária, aumento de peso, modificação da pele e do cabelo, dores ósseas e articulares.
Há, também, tendência para o aumento de pressão arterial, subida de colestrol e, por vezes, para o aparecimento de dores precordiais e alteração no eletrocardiograma
“Osteoporose” edição Prof. M. Viana de Queiroz, LIDEL, Edições Técnicas, Lda., Lisboa, 1998, in Sociedade Portuguesa de Menopausa (www.spmenopausa.pt), 13 de agosto de 2014.
Metabolismo
Conjunto de reações químicas que ocorrem nas células. Engloba as reações de catabolismo (degradação de substâncias complexas) e de anabolismo (formação de substâncias complexas a partir de substâncias mais simples)
Metabolismo basal
Energia mínima necessária para manter as funções vitais do organismo humano quando este se encontra em repouso absoluto.
Metrorragia
Hemorragia ligeira do útero fora do ciclo menstrual.
Microcefalia
Condição neurológica na qual a circunferência da cabeça é menor do que o normal. A microcefalia pode decorrer da baixa produção de neurónios durante a embriogénese, que pode ou não estar associada a alterações estruturais.
A microcefalia pode estar presente no nascimento ou pode desenvolver-se nos primeiros anos de vida.
Microflora intestinal
A microflora intestinal, é constituída por uma biomassa de mais de 100 000 biliões de microorganismos de mais de 500 estirpes diferentes. São-lhe atribuídas funções tão importantes quanto abrangentes como: funções nutritivas e metabólicas, funções de protecção e defesa e funções de modulação e regulação do sistema imunológico.
Minerais
Substâncias inorgânicas, que não fornecem energia, indispensáveis ao organismo humano em pequenas quantidades. Encontram-se numa grande variedade de alimentos de origem animal e vegetal.
São exemplo cálcio, fósforo, magnésio, sódio, potássio, zinco, ferro entre outros e que contribuem para a conservação e renovação dos tecidos, para o bom funcionamento das células nervosas (cérebro), intervindo num número considerável de reações que ocorrem no organismo.
Molar, Gravidez
Complicação que significa que o óvulo fertilizado não se desenvolve num embrião ou se desenvolve de forma anormal e não irá sobreviver.
Monossacarídeos
Carboidrato (principal fonte de energia proveniente da alimentação, contribuindo com 50% a 70%). Açúcares simples onde “mono” significa “um” e “sacarídeos” significam “açúcares”.
Mongolismo (Síndroma de Down)
A Síndrome de Down é uma doença causada pela presença de três cromossomas 21 nas células do bebé. Células normais possuem apenas duas cópias de cada cromossoma. Esta doença afecta 1 em cada 700 bebés.
- Provoca atraso mental, defeitos congénitos do coração, problemas de visão ou audição (não é possível prever com segurança a gravidade destes problemas antes do bebé nascer).
- Embora o risco de ter um filho com SD aumente com a idade da mãe, o nascimento de um bebé afectado pode ocorrer em qualquer idade.
- Um bebé pode nascer com SD mesmo quando não há quaisquer anomalias na família.
Mortalidade perinatal
A mortalidade perinatal é a mortalidade “à volta da data de nascimento”; mortes fetais de 22 ou mais semanas de gestação e mortes de nados-vivos com menos de 7 dias de idade.
Muco cervical
O muco cervical (substância segregada pelo colo do útero), geralmente espesso e viscoso, torna-se macio, fluido e aquoso a meio do ciclo menstrual, por altura da ovulação.
Esta alteração torna-o facilmente penetrável pelos espermatozóides ao mesmo tempo que facilita a progressão dos espermatozóides em direção ao útero onde um óvulo maduro, pronto para ser fecundado, os aguarda.
Depois da ovulação, o muco adquire as suas características normais, mais adversas à deslocação de um eventual espermatozóide.
Mutação
Alteração num gene (quer espontânea, quer por irradiação) que afeta as suas características hereditárias.