A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Pandemia
Ocorrência epidérmica simultânea em vários países.
Paralisia cerebral
A paralisia cerebral (PC) caracteriza-se por uma disfunção neuromotora não progressiva secundária a uma lesão cerebral, que ocorre nos estádios precoces do desenvolvimento da criança. Para além da perturbação global do controlo da postura e/ou do movimento, esta disfunção motora pode apresentar igualmente, um leque variado de perturbações associadas, entre as quais, défices visuais, auditivos e cognitivos, perturbações da linguagem, do comportamento, da aprendizagem e, ainda, epilepsia.
Parto natural assistido
Parto de início e progressão espontâneos, culminando num nascimento espontâneo, sem qualquer intervenção, assistido por profissional de saúde.
Parto natural não assistido
Parto de início e progressão espontâneos, culminando num nascimento espontâneo, sem qualquer intervenção, não assistido por profissional de saúde.
Parentalidade Positiva
Comportamento parental que assegura a satisfação das principais necessidades da criança, isto é, o seu desenvolvimento e capacidades sem violência, proporcionando-lhe o reconhecimento e orientação necessárias, que exige a fixação de limites ao seu comportamento, para possibilitar o seu pleno desenvolvimento (Recomendações do Conselho da Europa, 2006).
Pélvis
Também designada como bacia ou cintura pélvica, a pélvis é constituída por vários ossos na base da coluna vertebral e a que se ligam os membros inferiores.
Períneo
O períneo (músculo localizado entre a vagina e o ânus) desempenha um papel fundamental no parto. A sua elasticidade facilita o nascimento do bebé e evita lesões. De futuro, a boa forma do períneo será muito útil para evitar a incontinência urinária.
Pernas Inquietas, Síndrome das
A Síndrome das Pernas Inquietas é condição caracterizada pela necessidade irresistível de mover as pernas acompanhada pela sensação de desconforto (peso, dor, formigueiro entre o tornozelo e o joelho). Este desconforto intensifica-se com o repouso (à noite) ou quando se está muito tempo com as pernas imobilizadas (em viagem ou no trabalho, por exemplo) e melhora com o movimento.
Pelúcida, Zona
Membrana que protege o óvulo.
Pezinho, Teste do
O teste do pezinho, ou diagnóstico precoce, consiste na colheita de algumas gotas de sangue através da picada do calcanhar do bebé, e faz parte do programa nacional de rastreio de hipotiroidismo e de doenças hereditárias metabólicas.
É realizado no internamento ou na consulta de pediatria, entre o 3º e o 6º dia de vida.
Placenta
A placenta é uma estrutura que se desenvolve no útero durante a gravidez. Está fixa às paredes do útero e ao bebé através do cordão umbilical. Na maioria dos casos, a placenta fixa-se na parte superior do útero. O feto encontra-se ligado à placenta pelo cordão umbilical.
A placenta é expulsa após o nascimento (expulsão ou dequitadura da placenta que acontece na 3ª e última fase do parto).
Placenta, Descolamento
Situação em que a placenta se separa da parede uterina antes de o bebé nascer, interrompendo também a circulação de sangue para o feto.
Placenta prévia
Situação em que a placenta está localizada na parte inferior do útero e cobre total ou parcialmente o orifício cervical, zona onde é mais provável desprender-se e, como tal, dar origem a uma hemorragia durante a gravidez e impedir o parto vaginal (sugestão de leitura: Quais são os problemas mais comuns da placenta?).
Placenta acreta
Condição que ocorre quando os vasos sanguíneos da placenta se enraízam profundamente na parede uterina. A placenta acreta pode causar sangramento vaginal durante o 3º trimestre da gravidez e severa perda de sangue após o parto. O tratamento pode implicar uma cesariana, seguida pela remoção cirúrgica do útero (histerectomia abdominal).
Placenta, Retenção
Quando a placenta não é expulsa entre 30 a 60 minutos após o parto, esta condição é conhecida como placenta retida. A retenção da placenta pode ocorrer porque a placenta fica presa pelo cérvix parcialmente fechado ou porque a placenta ainda está ligada à parede uterina – ligeiramente (placenta aderente) ou profundamente (placenta acreta). A retenção de placenta pode causar um estado de infeção grave ou a perda de sangue com risco de vida para a mãe (sugestão de leitura: Como é expulsa a placenta?).
Plasticidade cerebral
A plasticidade cerebral é um ramo da Neurociência que defende que o nosso cérebro está em permanente processo de transformação, ao longo de toda a sua vida, e não só nos primeiros anos, como se julgava até há pouco. A plasticidade cerebral é a capacidade de o cérebro se alterar de acordo com as exigências do interior e do exterior.
Potássio
O potássio é necessário ao equilíbrio hídrico e promove os processos fisiológicos relacionados com o músculo e com o metabolismo. São alimentos ricos em potássio os abacates, as bananas, as frutas cítricas e secas, as leguminosas, os vegetais e os produtos de grão integral.
Prematuridade
Condição do recém-nascido prétermo.
Primeira infância
Crianças do 1 aos 6 anos de idade.
Primípara
Mulher que tem o primeiro parto.
Progesterona
A progesterona é necessária para que o útero e as mamas se desenvolvam e funcionem correctamente. Tem origem nos ovários e a sua produção é baixa na primeira parte do ciclo menstrual e elevada durante a segunda. A produção da progesterona também é diminuta antes da puberdade e pós-menopausa.
Programa Educativo Individual
O Programa Educativo Individual é o único instrumento legal que fixa e fundamenta as respostas educativas e respetivas formas de avaliação e que documenta as necessidades educativas especiais do aluno (art. 8º do DL 3/2008).
O Programa Educativo Individual integra os indicadores de funcionalidade, o nível de aquisições e as dificuldades do aluno, bem como os fatores ambientais que funcionam como facilitadores ou como barreiras à atividade e participação do aluno na vida escolar, obtidos por referência à Classificação Internacional de funcionalidade, em temos que permitam identificar o perfil de funcionalidade do aluno (art. 9º do DL 3/2008).
Prolapso
Deslocação de um órgão no sentido descendente. Durante o parto, o prolapso uterino deve-se à dilatação dos músculos da base da pélvis (músculos que sustêm o útero).
Prolactina
Hormona segregada pela hipófise e que estimula a produção de leite após o parto.
Psoríase
A psoríase é uma doença da pele que produz zonas vermelhas cobertas de escamas prateadas ou brancas. Estas zonas chamam-se “placas”. Se arrancar as escamas a pele sangra. (sugestão de leitura: Psoríase).
Psicomotricidade
Psicomotricidade é a capacidade de se movimentar com intencionalidade, de tal forma que o movimento pressupõe o exercício de múltiplas funções psicológicas, memória, atenção, raciocínio, discriminação, entre outros. O âmbito do estudo da psicomotricidade são os processos de controlo do jogo de tensões e desconcentrações musculares que, em última análise, viabiliza o movimento.
Puerpério
Designa o período de 6 a 8 semanas após o parto e, durante o qual, o seu corpo sofre uma série de alterações com vista a repor o estado pré-gravidez.
Pupila
Espaço delimitado pela íris por onde passam os raios luminosos. Funciona como “diafragma de máquina fotográfica”, limitando ou aumentando a entrada de luz no interior do globo ocular.