A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
UV (Radiação Ultra-Violeta)
Tipo de radiação nefasta para os olhos quando ultrapassada determinada intensidade, de forma continuada. Aconselha-se a utilização de lentes anti-UV em condições de elevada exposição (praia e neve). Nas crianças, aconselha-se boné com pala grande para se evitar incidência directa da luz nos olhos.
Umbilical, cordão
Cordão que liga o feto à placenta.
Durante as primeiras semanas da gravidez, o óvulo fecundado fixa-se firmemente nas paredes do útero e começa a desenvolver umas saliências que se transformam em vasos sanguíneos (por volta da 8ª semana da gravidez). Estes vasos, denominados vilosidades coriónicas, penetram nos tecidos da parede uterina para transportam oxigénio e nutrientes ao feto em crescimento.
Estes vasos sanguíneos são a génese do cordão umbilical. Gradualmente, juntam-se e formam um sistema vascular e, finalmente, o cordão umbilical. É através do cordão umbilical que o bebé se liga à placenta e este será o seu sistema principal de acesso a todos os nutrientes de que precisa para crescer e viver.
O cordão umbilical é composto por uma veia (veia umbilical) e duas artérias (artérias umbilicais). Os nutrientes, anticorpos e oxigénio passam da corrente sanguínea da mãe para a do bebé e fluem para dentro do corpo dele através da veia umbilical.
Os produtos de eliminação e o sangue sem oxigénio são removidos através das artérias umbilicais. Estes produtos de eliminação passam para a corrente sanguínea da mãe e são eliminados através dos rins.