A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Lactação
Produção de leite nas glândulas mamárias. Ao mamar, o bebé estimula a auréola e o mamilo da mãe. Com a estimulação do mamilo, a prolactina é libertada e inicia-se a produção de leite. Sempre que o bebé se alimenta, está a enviar sinais ao corpo materno para produzir mais leite.
Lactose
Glicose+Galactose. É o açúcar do leite, tendo maior concentração no leite humano em relação ao leite de vaca. É a fonte de energia para o recém-nascido. Algumas pessoas podem manifestar intolerância à lactose devido à ausência ou deficiência da enzima láctase, responsável pela sua hidrólise. A láctase está presente na mucosa intestinal e nas vilosidades intestinais. No caso da intolerância à lactose, a manifestação característica é a diarreia (principalmente com o leite).
Lágrima
Produto biológico de composição complexa que tem por função humidificar a mucosa conjuntival e lubrificar o segmento anterior do globo ocular – córnea.
Lateralidade
A lateralidade traduz-se pelo estabelecimento da dominância lateral da mão, olho e pé, do mesmo lado do corpo. O que geralmente acontece é a confusão da lateralidade com a noção de direita e esquerda, que esta envolvida com o esquema corporal.
A criança pode ter a lateralidade adquirida, mas não saber qual é o seu lado direito e esquerdo, ou vice-versa. A lateralidade manual surge no fim do 1º ano de vida, mas só se estabelece fisicamente por volta dos 4-5 anos.
Leitura
A palavra “Leitura” tem origem no latim lectum de legere, que significa arte de ler; ato ou o efeito de ler. A leitura é uma atividade de compreensão das diversas mensagens existentes no ambiente em que o indivíduo vive. Essas mensagens podem apresentar-se de várias formas: imagens, sons, código escrito, entre outros.
Leucócito
Glóbulo sanguíneo branco.
Libido
Desejo sexual.
Limitação
A desvantagem para um determinado indivíduo, resultante de uma deficiência ou incapacidade, que, limita ou impede o cumprimento de um papel que é normal, dependendo da idade, sexo, fatores sociais e culturais, para o indivíduo (Organização Mundial da Saúde).
Linguagem, Perturbação Específica do Desenvolvimento da
A Perturbação Específica do Desenvolvimento da Linguagem (PEDL) consiste numa alteração da comunicação de etiologia neuro biológica (que não pode ser explicada por perda auditiva, alterações emocionais e ambientas, alterações da estrutura oral e seu funcionamento, ou lesões maior do sistema nervoso central), onde existe um desfasamento entre os vários subsistemas da linguagem (fonologia, sintaxe, morfologia, semântica e pragmática).
Linfa
Líquido incolor, proveniente dos tecidos, que é devolvido ao sangue pelos vasos linfáticos.
Linfáticos, gânglios
Pequenos nódulos situados ao longo dos vasos linfáticos. Atuam como filtros, evitando a passagem de substâncias indesejáveis da linfa para o sangue.
Líquido amniótico
Fluido que proporciona ao feto um meio ambiente constante para o seu desenvolvimento. Este fluído escoa-se quando as membranas fetais se rompem no parto.
Lombalgia
Dor na região lombar, possivelmente acompanhada por dor irradiante de umas as ambas as nádegas ou pernas na distribuição do nervo ciático.
A lombalgia é multifatorial e pode estar relacionada a problemas ligamentares (torção) ou musculares (luxação).
Luxação congénita da anca
Defeito congénito da articulação da anca em que a cabeça do fémur não se encontra corretamente colocada no acetábulo. Pode corrigir-se com tratamento adequado (para saber mais sobre a luxação congénita da anca).