A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Gastrite
Inflamação da mucosa gástrica.
Gastroenterite
Inflamação do revestimento do estômago e dos intestinos, que se manifesta predominantemente por sintomas do trato gastrointestinal alto (anorexia, náusea, vómito), diarreia e desconforto abdominal.
Galactose
Monossacarídeo (açúcares simples) que não é encontrado de forma livre na natureza sendo produzido a partir da hidrólise da lactose (açúcar do leite). A galactose é encontrada no leite e nos produtos lácteos.
Gémeos verdadeiros
Cada um dos gémeos provenientes de um único óvulo fecundado. Após a fecundação, o óvulo divide-se e desenvolvem-se dois fetos independentes.
Gémeos não verdadeiros
Os gémeos não verdadeiros desenvolvem-se a partir de dois óvulos diferentes que foram fecundados ao mesmo tempo.
Gengivite
A gengivite é uma inflamação das gengivas causada pela placa bacteriana. Se a placa não for removida pela escovagem e uso de fio dentário, produz toxinas que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite. Sinais de alerta que podem indicar uma gengivite: hemorragia nas gengivas após a escovagem ou uso do fio dentário, vermelhão nas gengivas, gengivas inchadas. Se não for tratada, a gengivite pode evoluir para uma periodontite, situação mais grave, que afeta os tecidos que sustentam os dentes.
Glicose
Monossacarídeo (açúcares simples) predominante no organismo. Existe em grande quantidade nas frutas, sumos de fruta, entre outros. Tem a função de combustível celular e é o açúcar normalmente encontrado na corrente sanguínea (glicemia – açúcar no sangue).
Glicémia
Açúcar no sangue.
Glândula pituitária
Glândula endócrina ligada à base do cérebro. Produz diversas hormonas, incluindo as que controlam a tiróide, bem como, o aparelho sexual. É mais conhecida por hipófise.
Glaucoma
Doença ocular que pode levar à cegueira. Depende de factores de risco (história familiar de glaucoma e hipertensão intra-ocular) mas pode surgir como doença isolada. Pode levar a perda do campo visual e cegueira.
Glucose
Hidrato de carbono, tipo de açúcar que circula no sangue e que é necessário para a função normal dos tecidos orgânicos.
Gravidez ectópica
Situação em que o óvulo se desenvolve fora da cavidade uterina, quase sempre nas trompas de Falópio. (sugestão de leitura: Gravidez ectópica – O que é, sintomas, fatores de risco e tratamento).
Gravidez molar
Complicação que significa que o óvulo fertilizado não se desenvolve num embrião ou se desenvolve de forma anormal e não irá sobreviver.
Grupo sanguíneo
Tipo de sangue com que a pessoa nasce, classificado de acordo com a presença ou ausência de fatores específicos nos glóbulos vermelhos e no soro. Apenas os Grupos A BO e Rhesus são realmente importantes do ponto de vista médico.