A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Glossário: letra C
Cálcio
O cálcio é necessário à formação óssea, à manutenção no desgaste ósseo, à contracção muscular e aos impulsos nervosos. O excesso tem como consequência a formação de cálculos renais.
São alimentos ricos em cálcio, o leite e derivados, a sardinha e a as hortaliças verde-escuras. O leite ou o iogurte não devem acompanhar as refeições ricas em ferro, do almoço e do jantar. A sardinha é um peixe rico em cálcio, tal como a couve galega usada no caldo verde.
Cardiotocografia (CTG)
Monitorização do bebé durante o início do trabalho de parto para observação da sua frequência cardíaca. Através deste exame, é possível avaliar o nível de bem-estar do bebé (a sua frequência cardíaca permite aferir a forma como está a reagir ao trabalho de parto), ao mesmo tempo que regista as suas contrações uterinas da mãe.
Cárie de biberão
A cárie de biberão é uma cárie aguda, muito agressiva, de evolução rápida que provoca muitas dores, chegando a causar a destruição dos dentes num curto espaço de tempo. Apresenta-se inicialmente como manchas brancas e opacas que passam despercebidas aos pais na maioria das vezes.
Células germinativas
Após a implantação do embrião na cavidade uterina, as células continuam a multiplicam-se e dividem-se em diferentes tipos com funções especializadas na “construção” do novo ser humano:
- Ectoderme: células que dão origem ao cérebro, sistema nervoso, pele e cabelo.
- Mesoderme: células que dão origem ao esqueleto, músculos, sistema circulatório e rins.
- Endoderme: células que dão origem ao trato intestinal, pulmões e outros órgãos internos.
Cesariana
A cesariana é um procedimento cirúrgico em que são realizadas incisões (cortes) no abdómen e útero maternos para se proceder à extração do bebé, sempre sob anestesia adequada.
A anestesia epidural é cada vez mais a técnica anestésica preferida por várias razões, entre as quais a possibilidade de conhecer, imediatamente, o recém-nascido. No entanto, em algumas situações raras, a anestesia geral pode ser o método mais seguro.
CHARGE, Síndrome
Síndrome que reúne uma sequências de anomalias congénitas afetando os olhos, coração, fossas nasais, órgãos genito-urinários e ouvidos, com restrição de crescimento.
Competência parental
Conjunto de capacidades e habilidades que permitem aos pais enfrentar, de modo flexível e adaptativo, a tarefa vital de serem pais, de acordo com as necessidades evolutivas e educativas dos seus filhos e com os padrões considerados como aceitáveis pela sociedade, aproveitando todas as oportunidades e apoios que são disponibilizados pelos sistemas de influência da família.
Conceção, Fases da
Uma conceção bem-sucedida passa por três fases essenciais que determinam o futuro da gravidez: Ovulação, Fertilização do óvulo maduro e Implantação do óvulo fertilizado na parede uterina.
Durante este período inicial, a ovulação, a fecundação e a implementação do óvulo fertilizado no útero são etapas extremamente sensíveis, onde tudo se passa a uma escala microscópica e a um ritmo verdadeiramente frenético.
Coto do cordão umbilical
Réstia do cordão umbilical que seca e cai entre 5 a 15 dias após o nascimento do bebé.
Cordão umbilical
Cordão que liga o feto à placenta.
Durante as primeiras semanas da gravidez, o óvulo fecundado fixa-se firmemente nas paredes do útero e começa a desenvolver umas saliências que se transformam em vasos sanguíneos (por volta da 8ª semana da gravidez).
Estes vasos, denominados vilosidades coriónicas, penetram nos tecidos da parede uterina para transportam oxigénio e nutrientes ao feto em crescimento.
Estes vasos sanguíneos são a génese do cordão umbilical. Gradualmente, juntam-se e formam um sistema vascular e, finalmente, o cordão umbilical. É através do cordão umbilical que o bebé se liga à placenta e este será o seu sistema principal de acesso a todos os nutrientes de que precisa para crescer e viver.
Corpo lúteo
O corpo lúteo desenvolve-se no período da ovulação sendo responsável pela segregação das duas hormonas responsáveis pela manutenção da gestação:
- A progesterona (que prepara as camadas superficiais da mucosa uterina para a implantação do óvulo fertilizado, estimulando o crescimento de abundantes vasos sanguíneos que sustentam o revestimento interno do útero) e o
- Estrogénio (que promove a reconstituição da membrana da mucosa uterina depois de cada hemorragia menstrual).
Córnea
Porção mais anterior do globo ocular, transparente, que funciona como um “vidro de relógio”. Tem elevada potência refrativa.
Cristalino
Lente biconvexa, dinâmica, localizada atrás da íris, que permite focar de imediato os objectos ao longe e ao perto.
Crosta láctea
A crosta láctea é uma forma de dermatite seborreica infantil, um distúrbio inflamatório e descamativo da pele, muito comum em bebés (com uma incidência de cerca de 60%).
A crosta láctea surge por volta das 3-4 semanas de vida e tende a desaparecer completamente durante o 1º ano de vida.
Cobalto
A deficiência de cobalto provoca carência de vitamina B12 e hipotiroidismo. O seu excesso associa-se a cardiomiopatia.
Construtivismo
O Construtivismo é uma corrente que procura explicar como a inteligência humana se desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio.
Crómio
A deficiência de crómio leva em experimentação animal à ocorrência de diabetes.
Chumbo
O chumbo em excesso provoca neuropatia. A intoxicação pelo chumbo foi um relevante problema de saúde pública que determinou a proibição do uso de tintas com chumbo dado que as crianças com pica comiam as tintas que revestiam os edifícios com consequente neuropatia pelo chumbo. A anemia por deficiência de ferro deve ser tido em conta.
Cultura
Conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes, etc. que distinguem um grupo social. Forma ou etapa evolutiva das tradições e valores intelectuais, morais, espirituais (de um lugar ou período específico).