A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Letra D
Dieta
Conjunto de alimentos que uma pessoa consome diariamente com as substâncias nutritivas (nutrientes).
Diabetes gestacional
Diabetes que se desenvolve durante a gravidez. A glicemia materna eleva-se em resposta ao grande aumento da produção hormonal e a mãe não consegue produzir insulina suficiente para gerir os elevados níveis de glicose do sangue.
Geralmente, a diabetes gestacional desaparece após a gravidez. No entanto, cerca de 60% das mulheres que a tiveram acabam por desenvolver diabetes tipo 2.
Dislexia
A dislexia é uma perturbação do sistema da linguagem, que leva a uma dificuldade na compreensão da leitura. Apesar da compreensão estar intacta, esta não é acionada.
O desenvolvimento cognitivo é normal; ausência de problemas sensoriais; compreensão auditiva superior à da linguagem escrita; compreende o que consegue descodificar; consciência fonológica diminuída (codificação e descodificação alteradas); alterações da escrita (erros ortográficos e fonológicos).
Deficiência
Qualquer restrição ou falta (resultante de uma deficiência) de capacidade para realizar uma atividade na forma ou dentro da faixa considerada normal para um ser humano (Organização Mundial da Saúde).
Dequitação (da placenta)
A dequitação ou expulsão da placenta corresponde à etapa final do parto (3ª fase do parto) e começa imediatamente após o nascimento do bebé e termina com a expulsão da placenta e membranas após o seu descolamento.
Demência
A demência é uma deficiência cognitiva persistente e progressiva caracterizada pela perda da capacidade de memorizar e de resolver os problemas do dia-a-dia.
Esta incapacidade interfere em todas as esferas da vida do doente (relacionamentos, atividades sociais e profissionais).
Dentária, hipersensibilidade
A hipersensibilidade dentária aparece como uma sensação dolorosa nos dentes provocada por fatores térmicos, químicos ou mecânicos. O tecido dentário (dentina) que constitui que constitui a maior parte da raiz e a parte interna da coroa do dente, fica exposto assim como as terminações nervosas responsáveis da dor.
Descolamento da retina
Separação entre a neuroretina e o epitélio pigmentado da retina. Manifesta-se, habitualmente, como se um “véu negro” caísse sobre o campo visual do olho afectado.
Diabetes Tipo 1
Chamada diabetes juvenil e insulino dependente. O pâncreas não tem capacidade para produzir insulina.
Diabetes Tipo 2
Tipo mais comum na idade adulta, chamada não-insulino dependente. O organismo não produz insulina suficiente ou não a utiliza completamente, levando à acumulação de açúcar (glucose) no sangue.
Doença celíaca
A doença celíaca é um distúrbio crónico de mal absorção intestinal causado por intolerância ao glúten (proteína do cereal encontrada no trigo e no centeio e, em menor quantidade, na cevada e na aveia).
Os sintomas da doença celíaca estão ausentes nas crianças até ingerirem alimentos que contenham glúten com o início da diversificação alimentar. A eliminação total do glúten da dieta das crianças a quem a doença celíaca é diagnosticada é um passo natural e necessário.
Dor
Dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a lesão tecidual real, ou potencial, ou descrita em termos de tal lesão.
Down, Síndrome de (Trissomia 21)
A Síndrome de Down é uma doença causada pela presença de três cromossomas 21 nas células do bebé. Células normais possuem apenas duas cópias de cada cromossoma. Esta doença afecta 1 em cada 700 bebés.
- Provoca atraso mental, defeitos congénitos do coração, problemas de visão ou audição (não é possível prever com segurança a gravidade destes problemas antes do bebé nascer).
- Embora o risco de ter um filho com SD aumente com a idade da mãe, o nascimento de um bebé afectado pode ocorrer em qualquer idade.
- Um bebé pode nascer com SD mesmo quando não há quaisquer anomalias na família.
D, Vitamina
Esteroides lipossolúveis, essenciais para o metabolismo do cálcio e fósforo e para a mineralização óssea. A exposição à luz solar, com segurança, é uma forma natural de absorver vitamina D. Principais funções:
- Mineralização óssea. Auxilia na absorção intestinal do cálcio e do fósforo, na mobilização óssea de cálcio e fósforo para o sangue e na reabsorção renal do cálcio, minimizando a sua perda na urina.
- Crescimento e diferenciação celular.
- Participa no mecanismo de secreção de insulina, na função reprodutiva e diferenciação dos ceratócitos.